Folha de S. Paulo


China é o primeiro país a superar 1 milhão de pedidos de patentes

14.10.2016 - Mao Siqian/Xinhua
Visitante conversa com robô em evento de empreendorismo e inovação em Shenzen, na China

A China se tornou o primeiro país a receber mais de 1 milhão de pedidos de patentes em um único ano –um recorde que, segundo a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), reflete os "extraordinários" níveis de inovação na nação mais populosa do mundo.

"Os chineses estão fazendo da inovação um parte central de sua estratégia econômica", afirmou Francis Gurry, diretor-geral da OMPI, ligada à ONU (Organização das Nações Unidas).

Enquanto céticos argumentam que as patentes na China são distorcidas por metas estatais de registro, advogados de propriedade intelectual defendem que elas também são reflexo da crescente inovação no país.

"O governo chinês ainda quer pessoas para registrar patentes e elas querem prêmios explícitos e implícitos por isso", disse Erick Robinson, advogado de patentes em Pequim. "A qualidade das patentes na China está melhorando a uma velocidade de tirar o fôlego."

De acordo com a OMPI, o escritório de patentes chinês recebeu mais de 1,101 milhão de pedidos de patentes em 2015, tanto nacionais quanto estrangeiros.

Esse montante representa quase 40% do total mundial e mais do que o total dos outros três países que mais recebem pedidos de patentes –Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul– combinados.

"Mais uma vez, vemos um crescente domínio da Ásia nos registros de propriedade intelectual", acrescentou Gurry, destacando que os países asiáticos receberam mais de 60% do total de pedidos de patentes no ano passado.

"As políticas estratégicas do governo chinês estão encorajando a inovação", afirmou Zhang Xuemei, da Janlea, uma agência de propriedade intelectual de Pequim. "As empresas chinesas também estão mais conscientes da importância de proteger a propriedade intelectual."


Endereço da página: