Folha de S. Paulo


Celular pode ter 'modo avião' para carros nos Estados Unidos

Os iPhones e outros aparelhos portáteis há muito contam com um modo avião, que bloqueia as comunicações sem fio para prevenir interferências com os vastos sistemas eletrônicos que controlam os aviões modernos.

Agora, as autoridades federais de segurança automobilística dos EUA querem que os fabricantes desses aparelhos acrescentem um "modo carro" para modificar ou bloquear certos apps e recursos e manter a atenção dos motoristas na rua.

A iniciativa vem em forma de diretrizes voluntárias divulgadas na quarta-feira (23) pela Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA). Elas chegam em meio a um pico de fatalidades em acidentes de trânsito nos dois últimos anos e a crescentes preocupações quanto às distrações criadas pelos smartphones e pelos muitos apps que os norte-americanos usam quando estão ao volante.

"O smartphone se transformou em tantas coisas diferentes que não pode ser mais considerado um simples dispositivo de comunicação", disse Anthony Foxx, secretário do Transporte norte-americano, em entrevista.

"A distração continua a ser um problema. Pessoas demais estão morrendo e sofrendo ferimentos em nossas rodovias", afirmou.

As diretrizes apelam a fabricantes e eletrônicos como a Apple e a Samsung para que projetem futuros sistemas operacionais que limitem a funcionalidade e simplifiquem as interfaces de seus aparelhos quando um veículo estiver em movimento e que desenvolvam tecnologia para identificar quando estão sendo usados por uma pessoa que está ao volante. Isso garantiria que limites não fossem impostos aos demais ocupantes do veículo.

As novas diretrizes da NHTSA são as primeiras recomendações específicas da agência para aparelhos portáteis usados por motoristas ao volante. A agência não pode forçar os fabricantes de eletrônicos a seguir as normas, mas no passado ela divulgou um conjunto de diretrizes para sistemas de navegação e entretenimento instalados em automóveis que os fabricantes de carros em geral adotaram.

O modo avião existe desde que surgiram os smartphones. A Administração Federal da Aviação (FAA) exigia que os aparelhos eletrônicos fossem desligados antes da decolagem, mas essa regra foi relaxada para permitir o uso de smartphones em voo desde que suas comunicações estejam bloqueadas. Isso levou ao modo avião, adotado pelo iPhone em 2007.

"Infelizmente, existem graus variados de reconhecimento, na comunidade da tecnologia, de que, ao criar um smartphone ou pensar em seu uso, existe uma forte possibilidade de que alguém possa tentar usá-los ao dirigir", afirmou Foxx.

Nos primeiros seis meses de 2016, as mortes em acidentes rodoviários subiram 10,4% nos EUA, para 17.775, de acordo com dados preliminares compilados pela NHTSA. Isso significa que mais de cem pessoas ao dia morrem em acidentes de trânsito. Em 2015, houve aumento de 7,1%, maior alta em 50 anos.

POKÉMON

A Niantic, produtora do jogo "Pokemon Go", recentemente modificou o jogo a fim de impedir que ele opere quando a pessoa estiver se movimentando a mais de 16 km/h, informou uma porta-voz da empresa. A mudança foi adotada depois que uma série de acidentes foi atribuída à distração de motoristas que estavam jogando "Pokémon Go" ao volante.

Muitas montadoras agora usam o software CarPlay da Apple em seus novos modelos. Quando um iPhone é conectado a um veículo pelo CarPlay, o software limita os apps que um motorista pode usar ao Apple Maps, o serviço musical Pandora e outros recursos usados para ajudar motoristas. Os motoristas podem solicitar que o sistema leia em voz alta as mensagens de texto que recebem e ditar respostas.

Existem apps e outros produtos que podem ser usados para bloquear a recepção de comunicações em veículos. Um deles, chamado DriveSafeMode, permite que os pais monitorem se o celular de um filho está sendo usado para mensagens de texto ou e-mails quando ele está dirigindo um veículo.


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