Folha de S. Paulo


Estandes temporários tentam conquistar cliente permanente

Zanone Fraissat/Folhapress
Marcella Franke, gerente comercial da Azenka, em quiosque instalado em Heliópolis (SP)
Marcella Franke, gerente comercial da Azenka, em quiosque instalado em Heliópolis (SP)

Para alavancar as vendas neste Natal, algumas lojas estão apostando em espaços físicos temporários para divulgar seus produtos e ampliar a base de clientes.

A CPTM e o Metrô de São Paulo observaram este filão de mercado e, neste ano, reforçaram sua atenção para as festas de final de ano.

A Estação Panetones, que tem três pontos permanentes no Metrô, abriu a primeira loja temporária da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Inaugurada há 15 dias, ela ficará na estação Brás até o final de janeiro.

"Diariamente olho os sites do Metrô e da CPTM, onde são publicadas as licitações", diz o dono da Estação Panetones, Claudionei dos Santos.

A aposta que a CPTM faz é justamente baseada nos bons resultados do Metrô. Em 2015, eram seis estações ocupadas no período do Natal. Neste ano, são 13. Os projetos sazonais de Natal representarão um crescimento de 2% a 4% no faturamento da empresa.

As opções são variadas: máquina de produtos, estandes abertos, lojas e quiosques. Os preços variam de acordo com o fluxo de passageiros da estação.

Todas as modalidades de ações temporárias tiveram aumento de procura este ano. "A área de estética tem tido uma procura muito grande, o que faz sentido, já que 56% dos usuários do metrô são mulheres", afirma Luiz Sales, chefe do departamento de negócios do Metrô.

FIDELIZAR
O mais importante é estudar o local, explica o publicitário Marcio Franco, da Agência Tudo. "Às vezes, você vende muito, mas passando a sazonalidade não vende mais, porque não fidelizou o cliente. É preciso entender onde está seu público alvo."

Pensando nessa estratégia, a marca de cosméticos Azenka escolheu Heliópolis, na zona sul de São Paulo, para colocar balcões de venda de seus produtos. A ideia da empresa, com sede em Fortaleza, é também angariar novos revendedores para fortalecer seu nome no Sudeste.

Por isso, os balcões estarão atrelados a palestras sobre empreendedorismo feminino. "Buscamos um lugar com uma grande quantidade de pessoas", explica a gerente comercial, Marcella Franke.

Na luta para chamar a atenção, há quem aposte na emoção do Natal. A agência de publicidade MCM Brand Experience criou um pacote de serviços de decoração e intervenções natalinas. Entre as ações mais pedidas estão a iluminação movida a bicicleta e o coral temático."As ações criam uma identificação emocional com a marca", diz o diretor de marketing da empresa, Raphael Pagotto.

A lei máxima é se programar para aproveitar ao máximo o período pré-festas.

A Azenka corre para expor seus 15 balcões espalhados pelo bairro de Heliópolis. "Um tipo de ação assim não tem tanto apelo em janeiro", diz a gerente comercial.


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