Folha de S. Paulo


Após adiamento, sinal analógico de TV é desligado no DF nesta quinta

Igor do Vale/Folhapress
Sinal analógico de TV começa a ser desligado nesta terça no país, segundo a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão)
Sinal analógico é desligado no DF

Depois de ter o prazo estendido em três semanas, o desligamento do sinal analógico de TV no Distrito Federal acontece nesta quinta-feira (17).

A partir da 0h desta sexta a capital federal e as cidades de Águas Lindas, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás só terão canais digitais disponíveis para 1,26 milhões de residências.

A homologação foi feita pelo ministro Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e pelo presidente da Anatel, Juarez Quadros, após uma pesquisa do Ibope mostrar que 92% dos domicílios do DF e de nove cidades do entorno estão aptos a receber o sinal digital.

Inicialmente, o desligamento completo da TV analógica em Brasília e municípios adjacentes estava previsto para 26 de outubro. Mas uma pesquisa realizada às vésperas da data prevista mostrou que só 88% dos domicílios tinham algum tipo de receptor digital. A legislação determina que o desligamento não pode ser realizado abaixo de 90%.

Como havia uma margem de erro de cerca de 3% na pesquisa (para mais ou para menos), o governo decidiu colocar em prática um regime de transição que se encerrou nesta quinta. Primeiro, determinou o desligamento imediato das 12 retransmissoras no Distrito Federal. Nesta quinta, com o aumento do índice de cobertura para 92%, as 13 geradoras também deixaram de emitir seus sinais analógicos e, assim, Brasília foi a primeira capital a migrar para a tecnologia digital.

Somente 63 mil famílias inscritas em programas sociais, como o Bolsa Família, ainda não têm conversores digitais, um adaptador que será conectado à TV analógica para permitir a recepção do sinal digital.

Os beneficiários de programas sociais têm direito ao conversor custeado pela EAD (Entidade Administradora da Digitalização). A previsão é que seus lares estejam equipados em, no máximo, 45 dias.

"Distribuímos mais de 310 mil kits gratuitos à população cadastrada em programas sociais", disse Antonio Martelletto, diretor geral da entidade, em nota. Segundo Martelletto, a EAD vai continuar na região por pelo menos mais 45 dias para prestar suporte.

Em Rio Verde (GO), cidade pioneira, houve acordo para desligar o sinal analógico com 86% dos lares habilitados. O argumento foi que a cidade é menor (212 mil habitantes segundo o IBGE) e tem apenas uma geradora de TV, o que torna a transição menos complexa.

-

Veja calendário inicial de desligamento do sinal de TV analógico

2016 -

2017 -

2018 - Localidades ainda não foram definidas


Endereço da página:

Links no texto: