Folha de S. Paulo


PMs deixam posto em protesto de servidores no Rio e são aplaudidos

Um vídeo feito durante protesto de servidores contra o pacote de austeridade do governo, na tarde desta quarta-feira (16), na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio), mostra dois policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar deixando a tropa que reprimia os manifestantes.

O vídeo foi gravado por Julio Trindade, funcionário do Tribunal de Justiça, que fica em um prédio vizinho à Alerj. A Assembleia começou a debater nesta quarta o pacote apresentado pelo governador Luiz Fernando Pezão para enfrentar a crise no Rio.

Segundo Trindade, o Batalhão seguia em direção à Alerj, "reprimindo a população —alguns manifestantes, mas outros esperando atendimento ou retornando de almoço— com bombas e jatos d'água".

PMs abandonam cerco no Rio

Ainda de acordo com Trindade, quando o Batalhão chegou perto da Assembleia, os dois policiais, que estavam na linha de frente segurando escudos, abandonaram o posto e voltaram no sentido contrário ao do protesto.

"Não queremos mais participar disso", disseram, segundo Trindade. Em seguida, foram ovacionados pela população.

O vídeo gravado por Trindade mostra apenas o momento em que um dos policiais, já distante do Batalhão, é aplaudido pelas pessoas ao redor.

Procurada, a PM disse que vai analisar as imagens para verificar a situação.

Entre os manifestantes havia muitos policiais. Em vários momentos, policiais subiram em carros de som para pedir que seus colegas não hostilizassem aqueles que faziam a segurança do prédio.


Endereço da página:

Links no texto: