Folha de S. Paulo


Atualização de cadastro no INSS não é mais agendada

Almeida Rocha/Folhapress
INSS cobra R$ 13 mil de aposentado de 79 anos que recebe salário mínimo
Agência do INSS; atualização de cadastro no INSS não é mais agendada

Os segurados que precisam atualizar o tempo de contribuição no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais) devem ir direto à agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ou esperar o pedido da aposentadoria para fazer a inclusão dos anos de trabalho que estão fora do cadastro.

Há alguns meses, o órgão não faz mais o agendamento desse serviço e, no último dia 3, distribuiu um memorando interno confirmando o fim desse agendamento. De acordo com o INSS, "o memorando determina uma alteração no fluxo de atendimento, de modo que a atualização de tempo de contribuição deixa de ser um serviço agendável".

Segundo o instituto, a atualização do Cnis será feita na hora do pedido da aposentadoria ou de qualquer outro benefício. No entanto, quem quer incluir o tempo de contribuição que não consta no cadastro pode ir diretamente a uma agência da Previdência Social.

Na opinião do advogado Rômulo Saraiva, o melhor a fazer é atualizar o quanto antes o Cnis, pois há o risco de, na hora de se aposentar, esperar ainda mais para ter o benefício.

"Aumenta o risco de ocorrer retardo na aposentadoria", afirma. Para fazer a atualização, o trabalhador deve preencher e levar duas cópias do requerimento de atualização dos dados no Cnis, além dos documentos necessários para comprovar as contribuições a serem incluídas. "O segurado vai à agência da Previdência, pega uma senha e protocola o pedido de atualização.

Deixa uma cópia com o servidor e fica com uma cópia carimbada", orienta o advogado Roberto de Carvalho Santos, do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários).

Santos também indica ao trabalhador fazer uma senha para acompanhar o Cnis pela internet. Esse serviço precisa de agendamento. Mas caso prefira, o segurado pode pedir nova cópia do Cnis e fazer a conferência depois. Segundo o memorando, não será aceita a atualização de contribuições pagas até dois meses antes.

*

O que o trabalhador pode fazer

>> É muito importante o segurado verificar se o INSS está reconhecendo todos os anos trabalhados e se os valores dos salários recebidos estão corretos

>> Para isso, o trabalhador deve conferir seu Cnis (cadastro de contribuições do INSS)

>> Se ele encontrar falhas, será preciso pedir para o INSS fazer a correção

>> Atualmente, o órgão não está fazendo agendamentos para pedir essa atualização

*

Há 2 caminhos

1. Para quem já vai se aposentar

>> Pelas novas regras do INSS, a atualização do tempo de contribuição será feita na hora do pedido da aposentadoria

>> Para isso, o segurado tem de levar documentos comprovando o tempo de trabalho que não está aparecendo no cadastro

>> Se os documentos estiverem corretos, sem nenhuma rasura, o servidor irá incluir todos os períodos

>> Caso contrário, será dado um prazo de 30 dias para o trabalhador levar os novos documentos pedidos pelo INSS

2. Para quem está longe de pedir o benefício

>> O segurado que quiser atualizar o seu Cnis, mas ainda está longe da aposentadoria, tem esse direito

>> No entanto, pelas novas regras, a atualização não é mais agendada nem feita na hora

>> O segurado terá de protocolar o pedido, deixando comoINSS uma cópia do Requerimento de Atualização do Cnis, e dos outros documentos necessários

>> Uma cópia fica na agência e outra, com o trabalhador


Endereço da página: