Folha de S. Paulo


Reino Unido achata Toblerone para reduzir peso e custo

Alastair Grant/Associated Press
In this photo illustration two bars of the Toblerone Swiss chocolate are shown, at front is the new style 150 gram bar showing the reduction in triangular pieces, in the background is the older style 360 gram bar, pictured in London, Tuesday, Nov. 8, 2016. More valleys, fewer chocolate peaks: The maker of Toblerone Swiss chocolate says it's widened the spaces in its iconic, triangle-array bars for some discount shops in Britain to keep prices down. Mondelez International says the move aims to meet pricing targets by customer Poundland and other discount retailers, and has nothing to do with Britain's vote to leave the European Union. (AP Photo/Alastair Grant) ORG XMIT: LON111
À frente, novo formato do Toblerone, com barras maios espaçadas. Atrás, o formato antigo

A barra de chocolate Toblerone, com seu característico formato de picos triangulares, será parcialmente achatada no Reino Unido. A fabricante do produto, Mondelez International, apontou para uma alta nos custos como motivo para a necessidade de reduzir o peso do chocolate.

Os consumidores britânicos correram à mídia social para se queixar das mudanças no chocolate de luxo fabricado na Suíça, que por mais de um século manteve seu formato único.

Duas novas versões do produto, uma das quais vendida exclusivamente no Reino Unido, têm menor número de picos e porções lisas mais longas, a fim de reduzir o peso do chocolate sem mudar sua embalagem.

Em uma publicação no Facebook, a Mondelez atribuiu a culpa pela mudança a uma alta em seus custos.

"Como outras empresas, estamos sofrendo um aumento nos custos de numerosos ingredientes", a empresa informou.

Mais tarde, acrescentou que o principal fator por trás da mudança foi a alta do franco suíço em 2015, que elevou os custos da empresa, cujos produtos são fabricados exclusivamente na Suíça.

A decisão surge em um momento no qual outras empresas estão elevando os preços de diversos bens de consumo muito conhecidos, no Reino Unido, entre os quais as batatas chips Walker e o chá Typhoo, e atribuindo a culpa à queda da libra deflagrada pela votação britânica por sair da União Europeia.

Mas um porta-voz da Mondelez apontou que a empresa havia se beneficiado da queda da libra, porque compra cacau pagando em libras. Em lugar de aumentar os preços para preservar sua margem de lucro, como algumas empresas ameaçaram fazer, a Mondelez anunciou que havia optado por reduzir o peso de dois de seus produtos.

"Nós arcamos com os custos mais altos pelo máximo de tempo que pudemos, mas, a fim de garantir que o Toblerone continue à venda, a um preço acessível, e retendo a forma triangular, tivemos de reduzir o peso de apenas duas de nossas barras no Reino Unido", declarou a empresa.

O peso das barras de 400 gramas foi reduzido a 360 gramas, e o das barras de 170 gramas, a 150 gramas, embora o tamanho da embalagem tenha continuado o mesmo. A barra maior também é vendida fora do Reino Unido.

Os chocolates Toblerone começaram a ser produzidos na Suíça em 1908 e ocupam lugar único no coração de muitos consumidores britânicos. É uma tradição no país comprar barras de Toblerone, nas viagens de férias dos britânicos ao exterior.

A Mondelez, que controla a fabricante de chocolates britânica Cadbury, atraiu a ira dos consumidores em 2015 quando mudou a receita do Cadbury Creme Egg.

Os consumidores acorreram à página do Toblerone no Facebook a fim de questionar por que o espaço entre os picos triangulares havia aumentado.

"Faz sentido reduzir o peso da barra, mas por que a grande distância entre os segmentos? Parece idiota, na minha opinião; eles poderiam ter simplesmente encurtado a barra e mantido o formato original", se queixava um comentarista.

TRUMP

No dia em que os Estados Unidos vão às urnas para eleger um novo presidente, outro comentarista afirmou: "É axiomático. Um mundo que muda o Toblerone não pode eleger Trump".

Mas um dos comentaristas disse que era mais fácil dividir a nova barra em pedaços e outro disse que ela facilitaria a vida das pessoas que sofrem de artrite.

Outros fabricantes de alimentos anunciaram aumentos nos preços de seus produtos, culpando a queda no valor da libra causada pela decisão britânica de sair da União Europeia.

A Walkers anunciou nesta semana que pretendia aumentar em 10% o preço de suas batatas chips, em resposta à "flutuação nas taxas de câmbio".

A empresa sediada em Leicester, controlada pelo conglomerado norte-americano de alimentos e bebidas PepsiCo, disse que o preço da embalagem padrão subiria de £ 0,50 para £ 0,55 e que o da embalagem econômica subiria de £ 0,75 para £ 0,80.

Grupos de defesa do consumidor disseram que as mudanças não têm justificativa porque as batatas chips são produzidas no Reino Unido, com batatas cultivadas no país.

Em outubro, irrompeu uma disputa entre a cadeia de supermercados Tesco e a Unilever, depois que o grupo de bens de consumo anunciou que elevaria seus preços no Reino Unido a fim de compensar a queda da libra.

Os supermercados Tesco suspenderam por algum tempo a venda de Marmite, uma pasta salgada fabricada pela Unilever.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


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