Folha de S. Paulo


Modelo de 80 anos desafia conceito de velhice e vira sensação na China

Quan Yajun/The New York Times
 Wang Deshun displays a new creation by Chinese fashion designer Sheguang Hu during the fall/winter 2015 China Fashion Week in Beijing, March 25, 2015. Wang, an 80-year-old runway model, is reshaping the way China views its elders. (Quan Yajun via The New York Times) -- NO SALES; FOR EDITORIAL USE ONLY WITH CHINA HOTTEST GRANDPA BY DIDI KIRSTEN TATLOW FOR NOV. 4, 2016. ALL OTHER USE PROHIBITED. --. - XNYT51
Wang Deshun participa de desfile na China Fashion Week

Antes de começar a tocar música techno na sua festa de 80 anos, o homem conhecido como o avô mais gostoso da China dá uma pausa na sua tarefa de DJ e começa a fazer graça com as tradicionais celebrações chinesas para as pessoas mais velhas.

"Eu deveria usar um longo robe, com a palavra longevidade bordada na parte da frente", afirmou o aniversariante Wang Deshun durante sua festa, em setembro.

"Duas moças deveriam me ajudar a sentar em uma cadeira de madeira de estilo antigo ", acrescentou Wang, fingindo mancar.

Esse ator, modelo e artista de costas eretas e olhos brilhantes está, porém, muito longe de parecer frágil.

Determinado a evitar a estagnação física e mental, Wang tem explorado novas habilidades e ideias, ao mesmo em que dedica bastante tempo para os exercícios.

Em 2015, ele desfilou pela primeira vez na passarela, e o seu porte físico se tornou uma sensação nacional.

E Wang tem um prazer bastante claro em subverter os padrões do que é considerado velhice na China.

No país asiático, uma idade considerada avançada começa relativamente cedo. A idade de aposentadoria para as mulheres é de 55 anos (funcionalismo) ou 50 (para as do setor privado). No caso dos homens, a maioria pode se aposentar aos 60 anos.

A velhice na China normalmente é acompanhada de um respeito maior -mas também é, muitas vezes, sentimentalizada.

Alguém com 50 anos pode ser chamado de "yeye" ou "nainai" (vovô ou vovó) independentemente de ter filhos ou não.

Wang, no entanto, não quer nada com isso. "Uma maneira de saber se você está velho é se perguntar: 'Você se arriscaria a fazer algo que nunca fez antes?'."

"A natureza determina a idade, mas você determina o seu estado de espírito."

Isso não quer dizer que ele não seja chamado de vovô (tem dois filhos e uma neta de dois anos), mas geralmente o termo é acompanhado de elogios ao seu vigor e à sua disposição em abraçar o novo.

"Vovô, a sua barriga é maravilhosa. Linda demais!", escreveu no Weibo (famosa rede social chinesa, espécie de Twitter) um dos seus admiradores -em um dos milhares de comentários do tipo.

Apesar dos muitos fãs, talvez Wang não tenha desbancado os ídolos jovens, mas o físico dele, que chama atenção em uma sociedade em que os homens raramente destacam suas formas, também virou um exemplo para um país que rapidamente está ficando mais velho.


Endereço da página:

Links no texto: