Folha de S. Paulo


Colheita fraca de soja brasileira ajuda a elevar PIB dos Estados Unidos

Os problemas climáticos que derrubaram a colheita de soja no Brasil ajudaram, ainda que indiretamente, a economia americana a ter o seu maior avanço em dois anos.

O PIB dos EUA cresceu 2,9% no terceiro trimestre na taxa anualizada (por esse cálculo, se o mesmo resultado se repetisse nos três trimestres posteriores, esse seria o resultado anual), ajudado em grande parte pelas vendas para o mercado externo.

O resultado, mais que o dobro do obtido nos três meses anteriores (alta de 1,4%) foi bastante ajudado pelas exportações, que cresceram 10%, o maior avanço em três anos. E, como reconhece o governo americano, essa expansão "reflete principalmente um aumento nas exportações de soja".

As vendas de soja dos EUA para o exterior mais que dobraram em valor no período de julho e agosto em relação aos mesmos meses do ano passado (o dado de setembro não foi divulgado) e atingiram o maior patamar desde o início do levantamento, em 2000, segundo a agência de notícias Bloomberg.

Esse crescimento das exportações americanas de soja é um reflexo da colheita ruim enfrentada por Brasil e Argentina, que juntos com os EUA são os maiores produtores globais da commodity.

juros anos

Apesar de a inflação e o mercado de trabalho serem as principais preocupações do Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos), o maior crescimento do PIB americano desde o terceiro trimestre de 2014 deve ajudar a entidade a elevar a taxa de juros ainda neste ano.

A próxima reunião do Fed está marcada para a semana que vem e existe a expectativa de que, pela primeira vez neste ano, ele suba a taxa básica –hoje em um banda entre 0,25% e 0,50% ao ano.

O resultado do PIB contribuiu para o dólar comercial subir 1,26%, a R$ 3,1970.


Endereço da página:

Links no texto: