Folha de S. Paulo


Academias recorrem a variedade para fazer frente a grandes redes

Danilo Verpa/Folhapress
Daniel Nasser e Fabio Tutundjian, sócios da Spin n' Soul, na academia, em SP
Daniel Nasser e Fabio Tutundjian, sócios da Spin'n Soul, na academia, em SP

Com o avanço das academias de baixo custo, com mensalidades de até R$ 70, pequenos empresários apostam em diferenciais para conquistar um público fiel.

O setor está em expansão. O número de estabelecimentos saltou de cerca de 9.000, em 2009, para 32 mil, em 2014, em todo o país, segundo dados do Sebrae.

Investir em novas modalidades, importar modelos de negócio do exterior e aprimorar o atendimento são algumas das estratégias das pequenas academias para garantir espaço no mercado.

"Toda academia de sucesso traz alguma coisa nova. Uma dessas ideias pode se tornar uma fórmula permanente, que se incorpora à identidade da empresa", afirma Beatriz Micheletto, consultora do Sebrae.

Cercada por concorrentes de peso, a academia Chute Box Diego Lima, no Morumbi (zona oeste de São Paulo), optou por oferecer, além das lutas, modalidades como treino funcional, capoeira, zumba, dança e pilates.

Diego Padgurschi/Folhapress
Rodolfo Nogueira, 35, sócio de academia no Morumbi, em SP
Rodolfo Nogueira, 35, sócio de academia no Morumbi, em SP

"Há muitas academias na região, por isso oferecemos mais de 50 aulas por semana e valet gratuito, além de estarmos abertoa das seis da manhã à meia-noite", afirma o sócio Rodolfo Nogueira, 35, que investiu R$ 300 mil apenas na reforma do negócio, que foi comprado em 2015, mas já tem 12 anos.

O local também conta com área para musculação, incluída no plano, e atribui às aulas extras um crescimento de 30% neste ano.

Nogueira conta com a chegada do verão para turbinar o número de matrículas.

Já o empresário Daniel Nasser, 33, trouxe dos Estados Unidos o conceito da Spin'n Soul, que oferece aulas de spinning (ciclismo indoor). Durante as aulas, os instrutores intercalam orientações dos exercícios com reflexões motivacionais.

É possível comprar pacotes de até 30 aulas, mas muitos adquirem uma única aula por R$ 39. "Por não exigir vínculo, conseguimos atingir um público variado, que vai dos moradores da região aos funcionários das empresas no entorno", afirma Nasser.

O investimento inicial foi de R$ 1,5 milhão, e o crescimento médio é de pouco menos de 20% ao mês, ele diz.

Os sócios investem pesado em marketing e oferecem aulas promocionais em helipontos de São Paulo. "Os métodos tradicionais de divulgação estão batidos."

Quem não pode investir em grandes projetos de propaganda pode usar métodos como mirar clientes com necessidades específicas, caso dos idosos ou de quem se recupera de cirurgias de joelho.

Foi o caminho que a educadora física Cíntia Santos, 34, dona da academia Corpo e Movimento, em Guarulhos (Grande São Paulo), encontrou para entrar no mercado.

"Os professores são orientados a acompanhar de perto os alunos, algo que as academias baratas de grandes redes acabam não fazendo", afirma. "Por isso temos muitos alunos em reabilitação física, idosos e crianças."

O setor impõe alguns desafios, como o alto investimento inicial e a necessidade de capital de giro robusto, já que conquistar uma carteira grande de clientes leva tempo.

Micheletto, do Sebrae, também aconselha que o empreendedor invista em ferramentas de gestão e de relacionamento com o cliente, que mapeia fregueses atuais e em potencial.

"Muitos dizem que 'focam o atendimento', mas é balela. É preciso ser mais que educado: acompanhar os hábitos do cliente e oferecer algo além da padronização e frieza das grandes redes."

COMO ENTRAR NA ÁREA

VOCAÇÃO O negócio de academias é indicado para quem tem interesse genuíno no assunto, já que os empresários do ramo precisam estar sempre a par de novidades

INVESTIMENTO Equipamentos de ginástica e musculação são caros, então é preciso obter um investimento inicial alto para entrar no ramo

PLANEJAMENTO Como a principal renda das academias são as matrículas, é importante ter uma reserva financeira para bancar o negócio até que o número de alunos seja suficiente para gerar lucro

INSPIRAÇÃO Há muito modismo no setor de academias, do MMA ao Crossfit. Fique atento a que tipo de modalidade é a 'nova onda do verão' para não ficar para trás

DECORAÇÃO Além dos equipamentos, televisões e espelhos, a iluminação e a organização dos vestiários são primordiais para criar um ambiente agradável

MIMOS O cliente gosta de ser paparicado. Invista em programas de fidelização para os frequentadores antigos, como brindes
e descontos

PREÇO Uma academia pequena dificilmente conseguirá competir com os preços oferecidos pelas grandes redes, Foque seus esforços na qualidade do atendimento

Fonte: Sebrae-SP


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