Folha de S. Paulo


Putin demonstra a Temer interesse em PEC brasileira que limita gasto público

O presidente russo, Vladimir Putin, demonstrou ao colega Michel Temer "muito interesse" na PEC que limita o gasto público, aprovada na última segunda (10) em primeiro turno na Câmara, durante um jantar na noite de sábado (16) em Goa, na Índia.

Segundo a assessoria do Planalto, Putin e Temer ficaram sentados lado a lado no jantar oferecido pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, na abertura da cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), e conversaram por cerca de 1h20.

TETO DE GASTOS PÚBLICOS
Entenda a PEC 241 e suas consequências
Deputados seguram placas durante votação da proposta que limita gastos públicos

O presidente russo teria perguntado os detalhes da proposta de ajuste fiscal e de sua aplicação e demonstrado interesse em levar a discussão do modelo para Moscou.

Brasil e Rússia enfrentam crises e são os dois únicos países do bloco que viram seu PIB encolher em 2015 (3,8% e 3,7%, respectivamente). China e Índia cresceram 6,9% e 7,3%, a África do Sul, 1,3%.

A proposta de emenda à Constituição brasileira congela os gastos federais pelos próximos 20 anos e era uma prioridade legislativa do governo Temer para 2016. O texto ainda precisa passar por mais uma votação na Câmara e em dois turnos no Senado, com aprovação de ampla maioria –três quintos dos deputados (308 votos) e dos senadores (49 votos).

META DE INFLAÇÃO

Os dois presidentes também falaram da meta da inflação dos dois países, que são bem bem semelhantes. Tanto Brasil como Rússia registraram, no último ano, inflação de dois dígitos (10,7% e 12,9%, respectivamente). A meta do Brasil é de 4,5%, e o governo trabalha com a expectativa de antingi-la até o fim de 2017. Na Rússia, a meta para 2017 é 4%.

Temer também conversou, antes do jantar, por cerca de 20 minutos, com o presidente chinês, Xi Jinping, sobre temas econômicos e o comércio bilateral. Recentemente, os dois tiveram um encontro bilateral, às margens da cúpula do G-20, na China.

Neste domingo (16), o presidente brasileiro se reúne bilateralmente com o colega sul-africano, Jacob Zuma, e, na segunda-feira (17), será a vez de Temer ser recebido por Modi. Os dois assinarão um acordo de cooperação e facilitação de investimentos entre Brasil e Índia, e terão um encontro com empresários dos dois países.

No jantar de sábado, os líderes dos cinco países tiraram uma foto oficial do grupo vestindo uma "Nehru jacket", espécie de colete típico muito usado pelo premiê indiano.

Neste domingo, a cúpula teve início também com uma foto oficial no hotel que sedia a reunião no pequeno estado indiano de Goa.


Endereço da página:

Links no texto: