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Pequenos aproveitam espaço e crescem com sistemas de gestão

Marcus Leoni / Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 29.09.216 15h30 A empresa agendor conseguiu captar com um investidor anjo e teve sucesso na trajetória de crescimento. O empresario Gustavo Paulillo. (Foto: Marcus Leoni / Folhapress, ESPECIAIS)
O empresário Gustavo Paulillo, da startup Agendor, que vende sistemas de gestão de vendas

Criar ferramentas de gestão para pequenas empresas se tornou uma oportunidade para outras companhias, também de menor porte. Como resultado, algumas start-ups chegam a duplicar de tamanho em um ano.

Entre as opções, há sistemas que automatizam todos os departamentos da empresa, como marketing, vendas e financeiro, ou aplicativos específicos, mais simples. O segmento ainda é ignorado pela maioria das gigantes de tecnologia, o que abre caminho para os pequenos.

Para o consultor do Sebrae-SP Fabiano Nagamatsu, quem quiser investir deve manter contato próximo com o cliente, para entender quais as suas necessidades e criar relação de confiança.

"Um produto útil surge quando o empresário está atento ao que o mercado precisa. Isso pode vir de uma conversa ou ao acompanhar os lançamentos no exterior", diz Nagamatsu.

O consultor ressalta que, assim como em outros setores, é indispensável ficar de olho em tendências. "Novos produtos são uma forma de se diferenciar numa área em que é muito fácil ser mais um", afirma.

"As micro e pequenas empresas precisam tanto de organização quanto as de maior porte", diz o cientista da computação Vinícius Roveda, 34, da start-up ContAzul. "Essa necessidade foi o que nos levou a criar nosso sistema, que é enxuto, tem custo baixo e não exige treinamento."

A ContAzul, aberta em 2012, se especializou em organizar áreas como estoque, compras e vendas e notas fiscais. Os planos custam entre R$ 39 e R$ 279 por mês.

Já o analista de sistemas Naldo Gobira, 45, identificou o nicho conversando com um cliente em potencial. "Ele relatou que queria comprar um sistema de uma organização grande e conhecida, mas o preço era impraticável. Foi quando tive um estalo."

Sua empresa, a JRC, que cria sistemas de gestão empresarial, começou há 18 anos atendendo organizações de grande porte. Hoje, focada nas pequenas, fatura R$ 900 mil por ano e deve crescer mais de 5% em 2016.

Há também ideias que surgem para resolver um problema próprio, caso do empreendedor Gustavo Paulillo, 28, da start-up de gestão de vendas Agendor.

Ele criou o negócio depois que seu pai teve o carro roubado e perdeu os registros dos clientes da empresa em que trabalhava.

"Nascemos dessa necessidade de organização e vimos que um aplicativo simples poderia resolver o problema dessas pequenas empresas", afirma Paulillo.

A Agendor não revela seu faturamento, mas o empresário diz que o crescimento anual supera os 100% desde 2013. A organização recebeu, desde 2014, aportes de capital de investidores-anjo que ultrapassam R$ 1 milhão.

Paulillo, que é formado em sistemas de informação, já tinha experiência com sistemas de gestão depois de passar por grandes organizações.

Acumular quilometragem no mercado como funcionário antes de abrir as portas é um dos conselhos de Nagamatsu, do Sebrae. "Criar esse tipo de sistema exige conhecimento técnico e capacidade de planejamento."

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ORGANIZADOS
Como entrar no setor

Quem quer vender

MERCADO
Antes de embarcar na área, é preciso conhecimento e experiência em administração. Em geral, quem se dá bem tem formação em sistemas e programação e boa capacidade de gestão

TENDÊNCIAS
Sai na frente o empresário que se mantém a par das novidades do setor nos EUA e na Europa. Mas é preciso fazer adaptações nos modelos para que se adaptem ao contexto das micro e pequenas empresas brasileiras

EXPANSÃO
As oportunidades são maiores para fornecedores nas áreas financeira, fiscal, de marketing, logística e de rastreamento de objetos

Quem quer comprar

MUDANÇA
Implantar um sistema de gestão informatizado exige mudança na rotina da empresa; isso inclui tarefas como abastecer o software de dados que antes não eram nem mesmo contabilizados

GERENCIAMENTO
Há sistemas que centralizam todas as atividades da empresa, de contabilidade ao RH, e aqueles que se concentram em apenas uma área do negócio, como vendas ou marketing. Organizações de menor porte podem investir nos programas "enxutos", também mais fáceis de usar

Fonte: Sebrae-SP


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