Folha de S. Paulo


EUA proíbem celulares Samsung Galaxy Note 7 em viagens aéreas

Richard Drew/AP Photo
Samsung Galaxy Note 7 voltará a ser vendido na Coreia do Sul
EUA proibiu que passageiros transportem o o Galaxy Note 7, mesmo que aparelho esteja desligado

Os aparelhos Galaxy Note 7, da Samsung, serão banidos dos transportes aéreos nos Estados Unidos a partir das 13h (horário de Brasília) de sábado, sob uma ordem de emergência.

A ordem foi anunciada pelo Departamento de Transportes dos EUA e por outras outras agências. Ficam proibidos os proprietários de carregar os dispositivos na bagagem durante os voos, mesmo desligados. Os passageiros que tentarem transportá-los podem ser multados ou ter o aparelho confiscado.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) emitiu, em 12 de setembro, um comunicado às companhias aéreas alertando sobre os riscos do transporte desses aparelhos. A recomendação era de que passageiros e tripulantes fossem solicitados a não ligar ou carregar os dispositivos dentro de aeronaves.

Procurada, a agência afirmou que não emitiu nenhuma outra recomendação até o momento, mas novas instruções não estão descartadas.

No dia 5 deste mês, um Galaxy Note 7 que, segundo seu proprietário, já havia sido substituído em um programa de recall começou a soltar fumaça dentro de um avião da Southwest Airlines que iria de Indiana a Baltimore, nos Estados Unidos.

Após vários incidentes semelhantes e relatos de superaquecimento das baterias, a Samsung interrompeu a fabricação e venda do smartphone.

NO BRASIL

De acordo com a Samsung, o cliente no Brasil que tiver o Galaxy Note 7 pode ter o dinheiro de volta ou trocá-lo por outro aparelho da marca.

Caso o produto tenha um valor inferior ao Note 7, o usuário fica com crédito para comprar acessórios da marca e outros produtos da companhia -como fones de ouvido e bateria extra.

A Samsung afirma que o produto ainda não foi comercializado no Brasil. Caso o consumidor tenha adquirido o Galaxy Note 7 fora do país e queira mais informações a respeito do tema, a empresa pede que entre em contato com a atendimento ao consumidor pelo telefone: 4004-0000 (capitais) e 0800-124-421 (demais cidades).

Kim Hong-Ji/Reuters
An employee helps customers purchase a Samsung Electronics' Galaxy Note 7 new smartphone at its store in Seoul, South Korea, September 2, 2016. REUTERS/Kim Hong-Ji/File Photo ORG XMIT: RPA104
A companhia sul-coreana já interrompeu completamente a produção e venda do Galaxy Note 7

Endereço da página:

Links no texto: