Folha de S. Paulo


Grupo Globo adquire controle do jornal 'Valor Econômico'

Divulgação
Capa do
Capa do "Valor Econômico"

O Grupo Globo comprou os 50% da empresa Valor Econômico S.A. que eram detidos pelo Grupo Folha. Com isso, a empresa que publica o jornal "Valor Econômico" passa a ser de propriedade exclusiva do grupo carioca.

Não foi revelado o montante da operação, que ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O "Valor Econômico" foi lançado em maio de 2000, em meio ao boom de sites noticiosos, e logo se impôs em sua versão impressa. Seu primeiro diretor de Redação foi o jornalista Celso Pinto, ex-colunista da Folha. Um dos principais responsáveis pela definição da linha editorial do veículo, Pinto se licenciou do jornal em 2003 por problema de saúde.

Maior jornal de economia e negócios do país, o "Valor" registrou circulação paga de 61.184 em julho deste ano, segundo os dados mais recentes do IVC (Instituto Verificador de Comunicação). A audiência digital no mesmo mês foi de 50 milhões de páginas acessadas ("page views") e 2 milhões de visitantes únicos.

O jornal é líder na publicação de demonstrações financeiras de empresas (publicidade legal), que, de acordo com a legislação atual, precisam ser divulgadas em veículo impresso. Essa obrigatoriedade de publicação, no entanto, está sendo discutida no Congresso.

Em 2013, o diário econômico lançou o Valor Pro, serviço de informação em tempo real por assinatura. A facilidade disputa o mercado de clientes corporativos —principalmente do setor financeiro— e consumiu investimento de R$ 100 milhões há três anos (R$ 131 milhões se corrigidos pelo IPCA).


Endereço da página: