Folha de S. Paulo


Produção industrial na China supera expectativa e investimento fica estável

Qilai Shen/Bloomberg News
Rolos de chapa de aço em depósito da Baosteel-NSC/Arcelor em Xangai, China
Rolos de chapa de aço em depósito da Baosteel-NSC/Arcelor em Xangai, China

A produção industrial da China e as vendas no varejo cresceram mais rápido do que o esperado em agosto, uma vez que o mercado imobiliário forte e os gastos do governo em infraestrutura impulsionaram o crescimento na segunda maior economia do mundo.

A produção industrial cresceu no ritmo mais rápido em cinco meses com a demanda por produtos desde carvão até carros se recuperando, embora analistas alertem que as perspectivas são obscuras devido à fraqueza no investimento industrial e à falta de gastos por empresas privadas.

A produção industrial subiu 6,3% em agosto na comparação com o ano anterior, ante alta de 6,0% em julho. A expectativa era de alta de 6,1%.

As vendas no varejo subiram 10,6% em agosto na base anual, também superando as expectativas, que eram de um aumento e 10,3%, após alta de 10,2% no mês anterior.

"Está muito claro que os dados estão melhorando por causa do mercado imobiliário. Isso não é sustentável", disse o economista do Commerzbank Zhou Hao.

"É um bom momento para a China realizar as reformas estruturais, para restaurar a confiança na economia", referindo-se a uma revisão prometida há muito tempo nas empresas estatais do país, que muitas vezes são inchadas e ineficientes.

A expansão do investimento em ativo fixo da China permaneceu em 8,1% no período entre janeiro e agosto, ligeiramente melhor do que as expectativas do mercado.

Ainda assim, a taxa de crescimento do investimento permaneceu a mais lenta desde dezembro de 1999. Analistas consultados pela Reuters esperavam um crescimento do investimento de 8,0%.

O investimento de empresas estatais saltou 21,4% nos oito primeiros meses do ano. Já o investimento em ativo fixo no setor privado cresceu 2,1% no período.


Endereço da página: