Folha de S. Paulo


Aplicativo para agricultor é adaptado para funcionar sem internet

Divulgação
aplicativo FieldView, da Monsanto, que promete colher informações da lavoura em tempo real Foto: Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Aplicativo da Monsanto que promete colher informações da lavoura em tempo real

Lançado há três anos nos Estados Unidos e utilizado por mais de 100 mil agricultores americanos, o aplicativo da Monsanto que promete colher informações da lavoura em tempo real teve de se adaptar à baixa conectividade das fazendas brasileiras.

Depois de um teste com 35 produtores no início do ano, a empresa precisou tornar o sistema off-line, como uma alternativa à falta de internet no campo.

"A gente tropicalizou a plataforma", afirma Mateus Barros, líder das operações na América do Sul da Climate Corp —braço da Monsanto para tecnologia e agricultura digital.

Os engenheiros da empresa passaram cerca de três meses trabalhando para que o sistema captasse as informações de plantio e colheita direto do trator, como já faz na versão norte-americana, mesmo sem conexão com a internet.

"O sensor captura e armazena a informação e, assim que estiver conectado a uma rede, seja 3G ou wi-fi, o aplicativo sincroniza os dados", afirma Barros.

Segundo um levantamento da OpenSignal, apenas 10% das lavouras brasileiras têm 3G ou wi-fi no campo —ante 90% no "cinturão do milho" dos Estados Unidos.

Para Barros, a falta de conexão pode ser um empecilho à expansão da agricultura de precisão no Brasil, mas é preciso desenvolver alternativas. "Mais de 80% das fazendas, por exemplo, têm internet no escritório. Não é mais uma barreira."

O aplicativo da empresa, chamado FieldView, ainda está em fase de testes e deve ser lançado no Brasil em dois anos. Não há estimativa de preço —nos Estados Unidos, o kit inicial custa US$ 500 (cerca de R$ 1.500).

O software promete entregar mapas detalhados da propriedade em tempo real, com informações sobre produtividade e teor de nitrato do solo, por exemplo, auxiliando o agricultor a tomar decisões sobre o plantio e a colheita.


Endereço da página: