Folha de S. Paulo


Temer diz a Brics que caminho do crescimento está sendo reconstruído

Em fala aos líderes dos Brics (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o presidente Michel Temer prometeu que "o caminho do crescimento está sendo reconstruído" no Brasil.

"Estamos promovendo ajuste fiscal amplo e sustentável. Juntamente com o Congresso Nacional, instituiremos um teto constitucional para o crescimento das despesas governamentais. O crescimento real zero do gasto público levará à redução da dívida do Estado brasileiro", prometeu Temer, em discurso lido.

Em seguida, o presidente citou sua "ambiciosa agenda de reformas estruturais".

"Uma ambiciosa agenda de reformas estruturais também está em curso para elevar a produtividade da economia e gerar ambiente de negócios mais favorável. Estimularemos os investimentos em infraestrutura, sobretudo por meio de concessões de estradas, portos, aeroportos, ferrovias e sistemas de geração e transmissão de energia."

Com as medidas já adotadas, voltou a defender Temer, "já há sinais de retomada da confiança na economia brasileira". "Estamos seguros de que, em breve, a nossa economia voltará a crescer, em benefício dos brasileiros e da economia global."

O discurso da estabilidade e a venda de um país pacificado tem sido repetido à exaustão na viagem de Temer à China. Na sexta (2), o presidente se reuniu com empresários chineses e brasileiros em Xangai.

Desde sábado (3), está em Hangzhou, onde teve reuniões bilaterais com o presidente chinês, Xi Jinping, e com o diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo.

Em sua fala, Temer citou o banco de desenvolvimento dos BRICS e o Arranjo Contingente de Reservas como exemplos de trabalhos em conjunto relevantes no bloco.

O presidente defendeu, ainda, reformas no Fundo Monetário Internacional e no Banco Mundial, como forma de torná-los mais representativos.

Na abertura do encontro dos BRICS, a primeira de que participa Temer, Xi Jinping citou o presidente brasileiro nominalmente, ao dar as boas-vindas.

Em seguida, Xi felicitou o Brasil pelos "jogos olímpicos tão bem sucedidos, que encantaram".

Antes de passar a palavra aos demais integrantes do bloco, o chinês citou a necessidade de fortalecer a cooperação e reforçar plataformas nos BRICS e no G20.

Em comunicado, os líderes dos BRICS reconheceram que os países do bloco estão frente a novos desafios em seus crescimentos econômicos. E disseram concordar com que "os membros do G20 devem focar na implementação de de suas respectivas estratégias de crescimento nacional".

Após a reunião informal dos BRICS, na manhã deste domingo (4), os cinco líderes se integram às demais lideranças do G20, na reunião de cúpula que ocorrerá entre domingo e segunda (5).

ALEGRIA NA CHINA

Em entrevista a veículos chineses, concedida neste sábado (3), Temer afirmou que sentia "alegria" na viagem à China, para onde partiu três horas após sua posse como presidente em definitivo.

Questionado sobre qual era seu sentimento a respeito da ida a Hangzhou, Temer respondeu: "De alegria. Exata e precisamente pela... alegria cívica, especialmente pela recepção que eu tenho tido aqui na China".

"Veja que ontem o presidente da República [chinês, Xi Jinping] deu-me um espaço muito largo para que pudéssemos dialogar. E não houve, digamos assim, uma frase que não fosse uma frase de incremento desta relação China-Brasil. Quando eu sair daqui, levarei mais uma vez a melhor impressão do relacionamento entre os nossos países", disse o brasileiro.

Ao falar sobre medidas para tirar o Brasil da crise econômica, Temer citou que o Brasil viveu "um brevíssimo período, três meses mais ou menos, de conflitos políticos" e que tem "pregado a pacificação entre os brasileiros".

No encontro com Xi, disse Temer, foram levantadas demandas brasileiras, como a agilização da abertura do mercado chinês aos setores agrícolas brasileiros, a compra de aeronaves da Embraer e em relação à soja transgênica.


Endereço da página: