Folha de S. Paulo


Estados do Norte e Nordeste pedem crédito em renegociação de dívidas

Em reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB -AL), governadores do Norte e do Nordeste reivindicaram compensações para apoiar tentativa do governo de aprovar um projeto que renegocia as dívidas dos Estados.

Sob o argumento de que 91% dos débitos se concentram em Estados do Sul e do Sudeste, pediram que Calheiros intermedie negociações em torno de ao menos dos pontos para as suas regiões.

Os gestores do Norte e Nordeste querem a liberação de crédito internacional para Estados que estão em dia com as contas e têm condições de firmar esses negócios, e o o aporte de mais 1% nos valores destinados a essas regiões no FDE (Fundo de Desenvolvimento dos Estados).

Os governadores afirmaram que a Fazenda tem segurado a liberação de créditos com entidades internacionais mesmo com as garantias de que as contas de seus Estados estão em boa situação.

Segundo relatos, Calheiros teria dado aval à pauta e telefonado para o presidente interino Michel Temer, que ficou de discutir o assunto pessoalmente com ele e os governadores.

Durante o encontro, houve ainda um pedido de integrantes da base do governo ligados à região para que o Senado dê caráter de urgência à PEC que cria um imposto sobre heranças e doações, hoje na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).


Endereço da página:

Links no texto: