Folha de S. Paulo


Carrefour pode fazer IPO de operações no Brasil em 2017, diz presidente

Regis Devignau/Reuters
Carrefour anunciou nesta terça-feira que vai voltar a vender produtos pela internet
Carrefour anunciou nesta terça-feira que vai voltar a vender produtos pela internet

A segunda maior rede de varejo do mundo, Carrefour, pode realizar uma oferta pública inicial de ações (IPO) de suas operações no Brasil no próximo ano, afirmou o presidente-executivo do grupo francês, Georges Plassat, nesta quinta-feira (28).

"Mantemos a ideia de um IPO (no Brasil), o que poderia acontecer em 2017", disse o executivo. Ele acrescentou que o Carrefour também poderá fazer IPO da empresa de imóveis comerciais do grupo, Carmila.

Os recursos dos IPOs poderiam ajudar o Carrefour a financiar expansão e destravar valores de seus ativos, afirmam analistas.

O grupo também se comprometeu nesta quinta-feira a aumentar as margens operacionais no seu mercado interno, após divulgar lucros maiores nas operações no Brasil e no sul da Europa.

O Carrefour reportou que seu lucro operacional recorrente aumentou 5,3% primeiro semestre, para 706 milhões de euros, ajustado à inflação, superando estimativa média de 685 milhões em uma pesquisa da Thomson Reuters.

As operações na América Latina tiveram forte desempenho, com o lucro operacional recorrente da região crescendo 12,3%, ajustado à inflação, para 273 milhões de euros.

A rentabilidade do Brasil continuou a melhorar, impulsionada pelo forte crescimento das vendas na base anual, de acordo com nota do Carrefour em seu site.

As vendas totais no Brasil no primeiro semestre totalizaram 5,62 bilhões de euros, expansão de 15,9% ajustada à inflação. Apenas no segundo trimestre somaram 2,95 bilhões de euros, crescimento de 15,7%.


Endereço da página: