Folha de S. Paulo


Com compra do Yahoo!, tele dos EUA mira Google e Facebook

Denis Balibouse/Reuters
Verizon confirma compra do Yahoo! por US$ 4,83 bilhões
Verizon confirma compra do Yahoo! por US$ 4,83 bilhões

O Yahoo!, dono do site que foi a porta de entrada para a web nos primeiros tempos e a empresa mais bem-sucedida do setor, foi vendido nesta segunda-feira (25) para a operadora de telefonia americana Verizon por US$ 4,8 bilhões.

A transação coloca fim a quase uma década de deterioração da empresa, ao mesmo tempo em que permite à compradora criar uma terceira força em publicidade on-line.

Com o negócio, a Verizon planeja fundir as operações de Yahoo! e AOL, um outro pioneiro da internet, comprado por ela no ano passado. Assim, criaria uma organização capaz de competir com Google e Facebook.

Teoricamente, a companhia poderia juntar páginas ainda muito acessadas (sites do Yahoo! estão em quinto entre os mais vistos dos Estados Unidos) a uma infraestrutura que permita captar dados dos clientes para oferecer anúncios mais personalizados aos clientes por meio do celular.

Yahoo! viveu altos e baixos desde sua fundação - Valor das ações, em US$

"Com informações extraídas do uso do smartphone, pode-se obter mais dados sobre quem é aquele usuário. Isso aumenta o valor daquela publicidade", diz José Calazans, consultor da Nielsen.

Não se trata de uma exclusividade da Verizon. Operadoras como um todo estão buscando modelos alternativos de faturamento. No Brasil, a Vivo tem anunciado novos negócios com "big data" (análise de massa de dados).

"As telefônicas ficaram ilhadas no relacionamento com o consumidor. Elas têm tentado novas possibilidades, especialmente de fazer publicidade", afirma Renato Pasquini, diretor da consultoria Frost & Sullivan.

A questão é se a empresa conseguirá colocar a estratégia em prática, tanto do ponto de vista tecnológico quanto regulatório. A FCC, a Anatel dos Estados Unidos, estuda regras mais rígidas para uso de dados dos clientes.

Divisão do mercado de buscas nos EUA - Em 2015, em%

Em conversa com analistas, executivos do Yahoo! disseram que o lance dado pela Verizon não foi o maior recebido. Entretanto, avaliou-se que a sinergia com a operadora e com a AOL traria mais ganhos no longo prazo.

O valor de US$ 4,8 bilhões está bem abaixo de negócios recentes do setor —a Microsoft pagou US$ 26,2 bilhões para ficar com a rede social LinkedIn no mês passado. É menor também que os US$ 44,6 bilhões oferecidos pela empresa de Bill Gates para comprar o Yahoo! em 2008, oferta que foi recusada.

Finalmente, a quantia a ser paga é bem menor que o valor de mercado do Yahoo!, de US$ 37 bilhões. Isso acontece porque a Verizon comprou apenas os negócios de internet da companhia (Tumblr, Flickr e outros serviços populares incluídos).

Ficaram de fora as participações de 15% no gigante de comércio eletrônico Alibaba e de 35% no Yahoo! Japan, além de algumas patentes, muito mais bem avaliados pelo mercado do que a operação em si.

HISTÓRIA

Parece um fim um tanto melancólico para uma companhia tão icônica. O Yahoo! foi criado em janeiro de 1994 por Jerry Yang e David Filo, então estudantes da Universidade Stanford, com uma missão um tanto simples, mas importante para aqueles dias: catalogar sites legais.

Antes da era do algoritmo do Google, lançado em 1998, era preciso saber o endereço exato do site ou o usuário não conseguia encontrá-lo. Os dois jovens começaram a catalogar esses endereços, no "Guia de Jerry e David para a World Wide Web", que se tornaria o Yahoo!.

Divisão do mercado de telefonia celular nos EUA - No 1º trimestre, em %

Foi a primeira empresa de internet realmente bem-sucedida, baseada na venda de publicidade on-line. Mas, em meio a um crescimento exponencial de receita, o Yahoo! acabou perdendo o apelo tecnológico e não conseguiu criar ou comprar serviços populares: deixou o projeto do Google passar em 1997, depois pediu um valor baixo demais pelo Facebook em 2005.

Desde 2007, ao menos cinco presidentes-executivos passaram pela empresa e tentaram colocá-la nos trilhos.

"Todas as vezes havia uma infusão de euforia e esperança de que talvez desta vez a pessoa certa viria", resumiu jornalista Nicholas Carlson no livro "Marissa Mayer and the Fight to Save Yahoo!", sobre a chegada da atual presidente-executiva da companhia, vinda do Google em 2012.

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RAIO-X YAHOO!

Principal negócio
Empresa de tecnologia

Fundação
1994

Receita líquida
US$ 5,0 bilhões (em 2015)

Prejuízo líquido
US$ 4,4 bilhões (em 2015)

Funcionários
10,4 mil

Empresas
Alibaba (fatia de 15%) e Yahoo! Japão (35,5%)

Principais concorrentes
Google, Facebook e Microsoft

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RAIO-X VERIZON

Principal negócio
Operadora de telefonia móvel

Fundação
2000

Receita líquida
US$ 131,6 bilhões (em 2015)

Lucro líquido
US$ 17,9 bilhões (em 2015)

Funcionários
177 mil

Empresas
AOL

Principais concorrentes
AT&T, Deutsche Telekom e Sprint


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