Folha de S. Paulo


Ações da Nintendo desabam com atraso do 'Pokémon Go' no Japão

Divulgação
Funcionária com crianças caracterizados para aventura de Pokemon em Tóquio
Funcionária com crianças no "Pokémon Hotel Adventure" em Tóquio

As ações da Nintendo, que vinham disparando desde o lançamento do game 'Pokémon Go' em alguns mercados há poucos dias, desabaram 13% nesta quarta-feira (20) diante da decepção sobre o anúncio do jogo no mercado japonês. Apesar disso, a ação segue acumulando 86% de alta desde o lançamento do título nos Estados Unidos.

Japoneses esperaram em vão nesta quarta-feira pelo lançamento do game, em meio a informações da imprensa de que os desenvolvedores do título pisaram no freio diante de preocupações com sobrecarga dos servidores que hospedam o jogo.

"O Japão não é a casa do Pokémon? Eu imploro a eles para acelerarem", disse Toshihide Onchi, um engenheiro de 40 anos que participou dos testes com a versão beta do jogo.

No final da terça-feira (19), o site de notícias de tecnologia TechCrunch e outros veículos publicaram que o lançamento do jogo no Japão ocorreria nesta quarta-feira.

Uma porta-voz da Pokemon Company, que criou o game junto com a Nintendo e a Niantic, uma empresa cindida do Google, não comentou o assunto. As companhias reiteraram que nada foi decidido ainda sobre a data de lançamento de 'Pokémon Go' no Japão.

Investidores e analistas estão apostando que o sucesso do jogo, lançado oficialmente em 35 países, mas jogado em muitos mais, vai transformar a Nintendo. Apesar de verem que 'Pokémon Go' não será um impulso direto para a companhia, o jogo poderá representar um maneira de a Nintendo faturar de maneira mais eficiente com seu portfólio de personagens carismáticos como Zelda e Mario.

'Pokémon Go' está caminhando para ser o primeiro jogo para celulares a quebrar a barreira de US$ 4 bilhões por ano de receita, superando Candy Crush Saga, segundo a empresa de pesquisa de mercado Macquarie Research.


Endereço da página:

Links no texto: