Folha de S. Paulo


Analistas buscam pistas em Copom do novo Banco Central

Alan Marques/Folhapress
BRASÍLIA, DF, BRASIL, 19.07.2016. O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, comanda a reunião do COPOM ( Comitê de Política Monetária), no Banco Central.(FOTO Alan Marques/ Folhapress) MERCADO
Luiz Edson Feltrim (Administração), Isaac Ferreira (Relacionamento Institucional e Cidadania), Tiago Berriel(Assuntos Internacionais), Carlos Viana (Política Econômica) e Ilan Goldfajn, presidente do BC

A nova diretoria do Banco Central tomará nesta quarta-feira (20) sua primeira decisão sobre a taxa básica de juros (Selic). A maioria dos economistas espera manutenção dos juros em 14,25%, mas alguns analistas veem um possível corte na taxa, que está nesse patamar há um ano.

O presidente do BC, Ilan Goldfajn, abriu na tarde desta terça-feira (19) a primeira reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) desde que assumiu o cargo.

O encontro, que termina nesta quarta, será o primeiro com os novos diretores Tiago Berriel (Assuntos Internacionais), Carlos Viana de Carvalho (Política Econômica), Reinaldo Le Grazie (Política Monetária) e Isaac Sidney Menezes Ferreira (Relacionamento Institucional e Cidadania).

É grande a expectativa do mercado em relação ao comunicado da decisão, que deve dar sinais sobre o futuro da política monetária.

Alan Marques/Editoria de Arte/Folhapress
Quem é quem no Copom - 1. Ilan Goldfajn (presidente do Banco Central)2. Reinaldo Le Grazie (Política Monetária)3. Sidnei Corrêa Marques(Org. do Sist. Financeiro e Controle de Op. do Crédito Rural)4. Otávio Ribeiro Damaso (Regulação)5. Anthero de Moraes Meirelles (Fiscalização)6. Carlos Viana (Política Econômica)7. Tiago Berriel (Assuntos Internacionais)8. Isaac Ferreira (Relacionamento Institucional e Cidadania)9. Luiz Edson Feltrim (Administração)

Na semana passada, o BC anunciou mudanças nos horários da reunião do Copom e na data de divulgação da ata sobre o encontro.

O segundo dia da reunião terá início às 14h30. Com isso, acabará mais cedo. A expectativa é que o resultado, se haverá ou não corte da taxa básica de juros, seja conhecido logo após as 18h. Normalmente, a divulgação ocorre próxima das 20h.

A outra mudança é a antecipação da divulgação da ata do Copom em dois dias. O documento sairá sempre na terça-feira seguinte ao encontro. Antes, era divulgado na quinta-feira da semana seguinte.

O Copom tem ainda os diretores Luiz Edson Feltrim (Administração), Anthero Meirelles (Fiscalização), Sidnei Corrêa Marques (Organização do Sistema Financeiro e Crédito Rural) e Otavio Ribeiro Damaso (Regulação), que já eram membros na gestão Alexandre Tombini.


Endereço da página: