Folha de S. Paulo


FMI melhora projeções para economia do Brasil em 2016, mas vê incertezas

O FMI (Fundo Monetário Internacional) melhorou suas perspectivas para a economia brasileira em 2016 e 2017, mas prevê ainda um cenário sujeito a incertezas e aquém do desenhado para a América Latina como um todo.

Na revisão de seu relatório "Perspectiva Econômica Global", divulgado nesta terça-feira (19), o FMI passou a ver contração do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro de 3,3% em 2016, contra retração de 3,8% estimada em abril.

Para 2017, a perspectiva é de recuperação, com crescimento de 0,5%, contra estagnação projetada anteriormente.

Parte dessa revisão deve-se à contração menor do que a esperada da economia brasileira nos três primeiros meses do ano, de 0,3% sobre o quarto trimestre. Além disso, "a confiança do consumidor e das empresas parece ter saído do nível mais baixo", destacou o FMI.

Só em junho, por exemplo, a confiança da indústria e do consumidor mostraram importante impulso, diante da melhora nas expectativas, segundo dados da Fundação Getulio Vargas.

ZIKA VÍRUS

Apesar da melhora no cenário do FMI, o Brasil fica bem atrás quando se considera o quatro geral para a América Latina e Caribe, que deve apresentar retração de 0,4% neste ano e expandir 1,6% em 2017. Em ambos os casos, houve melhora de 0,1 ponto percentual nas projeções comparadas com o levantamento anterior.

Um dos principais riscos para a região é o Zika vírus. O FMI alertou ainda que as perspectivas para o Brasil são turvas, diante das incertezas que rondam o cenário político e de medidas econômicas.

Para os mercados emergentes e economias em desenvolvimento o FMI não alterou seu cenário, vendo crescimento de 4,1% e 4,6% em 2016 e 2017, respectivamente.

CHINA E BREXIT

A visão do FMI no curto prazo para a China melhorou devido às recentes medidas de suporte, com a conta para o crescimento do PIB deste ano subindo em 0,1 ponto percentual, a 6,6%. A economia deve desacelerar no ano seguinte a 6,2%, projeção inalterada.

"As autoridades precisam estar prontas para agir de forma mais agressiva e cooperativa se o impacto da turbulência dos mercados financeiros e a maior incerteza ameaçarem enfraquecer substancialmente o cenário global", alertou o FMI.

O fundo cortou sua previsão de crescimento global para os próximos dois anos, citando a incerteza com a decisão do Reino Unido de sair da União Europeia. A mudança incluiu uma redução de quase um ponto percentual na previsão de crescimento do Reino Unido para 2017.

O FMI disse que agora espera um crescimento do PIB global de 3,1% em 2016 e de 3,4% em 2017 –queda de 0,1 ponto percentual para cada ano em relação às estimativas divulgadas em abril.

Ainda assim, o fundo avalia que o impacto do Brexit é relativamente pequeno para a economia global, à exceção da própria Europa.


Endereço da página:

Links no texto: