Folha de S. Paulo


Dados de varejo e produção industrial nos EUA surpreendem em junho

Jessica Rinaldi - 25.nov.2011/Reuters
Vendas no varejo americano avançaram 0,6% em junho, contra projeção de alta de 0,1%

As vendas no varejo nos Estados Unidos aumentaram mais que o esperado em junho uma vez que os norte-americanos compraram automóveis e uma série de outros bens, reforçando as visões de que o crescimento econômico acelerou no segundo trimestre.

O cenário recebeu ainda mais suporte de outros dados divulgados nesta sexta-feira (15) mostrando que a produção industrial registrou o maior aumento em 11 meses em junho por serviços públicos e manufatura. Com a demanda doméstica se fortalecendo, a inflação também está subindo. Os dados favoráveis podem permitir que o Fed (Federal Reserve, banco central norte-americano), eleve a taxa de juros este ano.

O Departamento do Comércio informou que as vendas no varejo subiram 0,6% no mês passado após um ganho de 0,2% em maio. Foi o terceiro mês seguido de ganhos e levou as vendas a uma alta de 2,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Economistas consultados pela Reuters esperavam ganho de 0,1%.

Em um relatório separado, o Fed disse que a produção industrial aumentou 0,6% no mês passado, revertendo a queda de 0,3% de maio. Economistas ouvidos pela Bloomberg esperavam alta de 0,3%.

A manufatura subiu 0,4%, com alta de 5,9% da produção de automóveis. Já os serviços públicos registraram avanço de 2,4% na produção.

A forte demanda doméstica está sendo refletida no aumento constante dos preços ao consumidor. Em um terceiro relatório, o Departamento do Trabalho divulgou que o índice de preços ao consumidor avançou 0,2% no mês passado após alta similar em maio.

O núcleo do índice de preços, que elimina os custos de alimentos e energia, também subiu 0,2% em junho, avançando pela mesma margem por três meses seguidos.


Endereço da página: