Folha de S. Paulo


Agências de risco cortam nota do Reino Unido após saída da UE

A agência de classificação de risco Standard & Poor's cortou nesta segunda-feira (27) a nota de crédito do Reino Unido em dois degraus, de "AAA" para "AA", e advertiu de que pode reduzi-la ainda mais após os britânicos votarem pela saída da União Europeia na semana passada.

"A perspectiva negativa reflete o risco às expectativas econômicas, ao desempenho fiscal e externo, e ao papel da libra como moeda de reserva, assim como riscos à integridade constitucional e econômica do Reino Unido caso haja outro referendo sobre a independência escocesa", disse a S&P.

A S&P era a única das principais agências de classificação de risco que mantinha o rating AAA para o Reino Unido.

Pouco depois, a Fitch também anunciou o rebaixamento da nota do país em um degrau, de AA+ para AA. A perspectiva é negativa, indicando que pode haver outro corte no futuro. A próxima análise está prevista para dezembro, mas pode ser adiantada caso a agência ache necessário.

A agência também reduziu sua previsão para o crescimento do PIB do Reino Unido, de 1,9% para 1,6% em 2016, e de 2% para 0,9% em 2017 e 2018.

Na sexta-feira (24), a Moody's cortou a perspectiva do rating britânico de estável para negativa. Na Moody's, o Reino Unido tem nota Aa1.

A agência manteve a perspectiva estável para a nota de crédito da União Europeia após o plebiscito. Segundo a Moody's, a saída britânica da UE vai trazer um período de incerteza para o país, com implicações negativas para o crescimento do país no médio prazo. A Moody's também afirmou os ratings AAA da UE e Aa1 do Reino Unido.

Classificação de risco


Endereço da página:

Links no texto: