Folha de S. Paulo


Em empresas sazonais, o importante é cortar gastos, diz consultor

Controlar os gastos é importante em qualquer empresa, mas em companhias que atuam no mercado sazonal, isso ganha ainda mais relevância.

"Seja no inverno, tido como época de alta, seja no verão, de baixa, sempre é necessário manter os custos baixos para manter a saúde boa da empresa", diz Renan Damasceno, sócio da consultoria 4blue.

Uma das maneiras que ele cita para atingir isso é a gestão detalhada do capital de giro -dinheiro usado para pagar despesas, fornecedores, funcionários, impostos e para adquirir estoques.

Em um negócio sazonal esses custos podem gerar dificuldades no período de baixa. Por isso o capital de giro tem que ser controlado com rigidez.

Outra opção, segundo Damasceno, é reservar parte do faturamento. "O empresário precisa fazer uma estimativa futura baseado no histórico e nas metas, tanto das entradas de dinheiro quanto das saídas", afirma.

Sobre mudar os produtos ou serviços entre as estações, o consultor do Sebrae-SP, Adriano Augusto Campos, afirma que a decisão pode ser correta, mas precisa de planejamento.

"O ideal é o empreendedor fazer essa mudança de portfólio sem alterar demais a essência da empresa, porque isso pode afugentar clientes", diz.

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COMO SE PREPARAR

CAPITAL DE GIRO
Na época de bonança, controle os custos de fornecedores, impostos, salários, de financiamento aos clientes (nas vendas a prazo), estoques e demais custos e despesas operacionais

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RESERVA DE FATURAMENTO
Baseado no seu histórico de faturamento no ano e em suas metas, reserve uma parte do dinheiro ganho no inverno para cobrir possíveis diminuições de vendas

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SEM RETIRADAS EXTRAS
Não caia na tentação da conta- corrente gorda. Não faça retiradas extras de lucros. E principalmente não confunda o caixa da empresa com suas despesas pessoais

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PREVISÃO DO TEMPO
Nem sempre o inverno no Brasil é rigoroso ou mantém temperaturas baixas em toda sua duração. Antes de fazer investimentos vale checar a previsão do tempo

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MUDE, MAS NEM TANTO
Adaptar produtos e serviços para épocas de mais calor é uma boa pedida, mas não desvirtue a finalidade de sua empresa nem faça investimentos caros demais para essa mudança

Fontes: 4blue e Sebrae-SP


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