Folha de S. Paulo


Brasil pode retomar crescimento neste ano, diz presidente da Febraban

O presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Murilo Portugal, afirmou que, diferentemente do que ocorreu em outros países onde o setor bancário foi um problema, no Brasil ele será "parte da solução".

A comparação é uma referência à crise econômica internacional de 2008, em que a desregulamentação do mercado financeiro foi apontada como uma de suas causas.

Portugal falou nesta terça (21) em palestra de abertura do Ciab, congresso sobre tecnologia da informação de instituições financeiras. Segundo ele, os bancos brasileiros são capitalizados, líquidos, resistentes a choques e capazes de reagir rapidamente a situações econômicas difíceis.

"Nós estamos preparados para financiar a retomada do crescimento econômico no Brasil", disse.

Em nome da Febraban, ele afirmou que os problemas que o país enfrenta hoje serão superados. "Já vemos sinais de estabilização da atividade econômica no segundo semestre e com possibilidade de voltar a crescer no final do ano", afirmou.

O Ciab acontece entre os dias 21 e 23 de junho, em São Paulo. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o presidente do Itaú Unibanco, Roberto Setubal, devem participar do evento.


Endereço da página:

Links no texto: