O setor de entretenimento e mídia crescerá mais no Brasil até 2020 que na média do resto do mundo, segundo pesquisa Global Entertainment and Media Outlook 2016-2020, da consultoria PwC.
De acordo com o levantamento, o setor vai crescer no Brasil 6,4% ao ano até 2020. Ele deve atingir um faturamento anual de US$ 48,7 bilhões (cerca de R$ 169 bilhões) daqui a quatro anos.
No mesmo período, o setor crescerá globalmente 4,4% ao ano.
O estudo, em sua 17ª edição, analisou 13 segmentos da mídia e do entretenimento em 54 países.
Mídia e entretenimento - Pesquisa aponta evolução de 13 segmentos no Brasil, em milhões de dólares
Apesar das projeções positivas, houve um recuo nas expectativas em relação à edição publicada em 2015.
Esperava-se crescimento global de 5% ao ano e de 10% anuais no Brasil.
Alexandre Eisenstein, gerente da PwC Brasil e especialista em Mídia e Entretenimento, atribui a redução à recessão e à alta do dólar, no Brasil, e à desaceleração da economia chinesa, quando se considera a análise global.
INTERNET
O crescimento do mercado no Brasil é, em grande medida, resultado do avanço da internet, diz Eisenstein.
O investimento em publicidade na rede deve crescer 14,6% ao ano até 2020, e o gasto com acesso (que inclui consumo com assinaturas de pacotes de internet e compra de dados), 9,2%.
Segundo Eisenstein, há no país uma demanda reprimida que vem sendo suprida por investimentos das empresas de telecomunicações.
Ele aponta como um dos marcos do avanço a corrida pela ampliação da cobertura de internet 4G que visava oferecer o serviço nas cidades que sediaram a Copa do Mundo de 2014.
A maior parte dos acessos a rede virá de smartphones. Hoje, eles são 49% dos celulares no Brasil e, em 2020, serão 77%, segundo a PWC.