Folha de S. Paulo


'Não adianta elevar impostos', diz Skaf em evento com ministro da Fazenda

O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, abriu os discursos em encontro no Palácio do Planalto de um grupo com cerca de 200 empresários e líderes de entidades empresariais com o presidente interino, Michel Temer, pedindo que o governo não aumente impostos.

A fala foi direcionada diretamente ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, presente no evento.

"Se o governo precisa de arrecadação, ministro Meirelles, a solução é o crescimento", disse o presidente da entidade.

Ele afirmou que o governo deve fazer como "as empresas e as donas de casa" que encontram soluções para reduzir suas despesas quando é necessário.

"A carga tributária é muito grande. Não adianta pensar em aumentar impostos. É necessário que os impostos não sejam aumentados", reiterou Skaf, aplaudido pelos presentes.

Meirelles vem dizendo que a prioridade do governo é reduzir gastos e fazer reformas estruturais, mas não descarta a criação de impostos. Skaf usou recursos da Fiesp para fazer uma campanha contra o aumento de impostos propostos pela presidente afastada Dilma Rousseff.

O presidente da Fiesp dirigiu-se ao presidente para dizer que não veio fazer "pedidos" e que os empresários estão dispostos a trabalhar "sábados, domingos e feriados" para que o país volte a crescer.

Mas ele fez cinco pedidos ao governo para que o país possa voltar a crescer: não aumentar de impostos, aumento do crédito, redução de juros, concessões de infraestrutura e crédito para exportação.

Skaf também afirmou que é necessário que a crise política caminhe por "trilhos" diferentes da economia para que os problemas da política não atrapalhem o crescimento do país.

"Espero que a crise política fique de um lado e a economia caminhe de outro", disse Skaf.


Endereço da página:

Links no texto: