Folha de S. Paulo


PIB da zona do euro é revisado para 0,6% no 1º trimestre

Miguel Medina/AFP
Agência revisa para baixo crescimento da zona do euro no primeiro trimestre
Agência revisa para baixo crescimento da zona do euro no primeiro trimestre

A economia da zona do euro cresceu 0,6% no primeiro trimestre de 2016, taxa mais alta em 12 meses, sustentada pelos gastos das famílias e pelos investimentos do setor privado, mostraram nesta terça-feira (7) dados da agência de estatística europeia, a Eurostat.

Em uma segunda revisão de seus dados, a Eurostat informou que o Produto Interno Bruto (PIB) subiu 0,6% em relação ao trimestre anterior e 1,7% na comparação anual.

Isso em comparação com preliminar inicial de 0,6% e 1,6% divulgada em 29 de abril e com o corte subsequente para 0,5% e 1,5% em 5 de maio.

A taxa de crescimento igualou o nível do primeiro trimestre de 2015, ritmo superado apenas no início de 2011, quando a economia da zona do euro cresceu 0,9%.

As maiores contribuições para o PIB da zona do euro foram os gastos das famílias e os investimentos do setor privado. As mudanças de estoques e os gastos do setor público também foram positivos, mas as importações cresceram mais do que as exportações.

Na comparação trimestral, o crescimento da Alemanha, maior economia da zona do euro, atingiu 0,7%, 0,6% na França e 0,3% na Itália.

O único país da zona do euro que sofreu contração foi a Grécia, cuja economia encolheu 0,5%. Não foram fornecidos dados para Irlanda, Luxemburgo e Malta.


Endereço da página:

Links no texto: