Folha de S. Paulo


Pequeno investidor deve manter cautela no mercado de ações

Paulo Whitaker/Reuters
Investidores olham painel de cotações na Bolsa brasileira
Investidores olham painel de cotações na Bolsa brasileira

Enquanto os grandes investidores movem seus recursos à medida que suas expectativas mudam, o pequeno aplicador não tem a mesma margem de manobra. Para esse poupador, a regra é sempre ter objetivos de longo prazo ao investir em renda variável.

Analistas recomendam cautela para quem investe ou pretende investir na Bolsa nos próximos meses, que deverão ser marcados por turbulências tanto no cenário interno como no externo. O principal conselho é investir aos poucos.

Raymundo Magliano Neto, presidente da Magliano Corretora, afirma que não é um bom momento para comprar ações. "Os cenários interno e externo estão confusos, e é melhor o pequeno investidor esperar um pouco."

Segundo Magliano, o investidor deve esperar ao menos até a conclusão do processo de impeachment de Dilma Rousseff. "Ainda há o risco de ela voltar ao governo, e a Bolsa pode perder tudo o que subiu até abril, ou seja, o investidor pode ter prejuízo."

Para ele, quem possui ações pode aproveitar o momento para vendê-las e embolsar os lucros recentes. "Outra alternativa é deslocar os recursos para ações menos sujeitas a variações bruscas."

DIVIDENDOS

Segundo Luis Gustavo Pereira, analista da Guide Investimentos, "é preciso ser seletivo neste momento, comprando ações de empresas que são boas pagadoras de dividendos".

Para Pereira, quem já possui ações na Bolsa deve mantê-las. "Embora o cenário ainda seja incerto, o pior da crise econômica pode já ter ficado para trás."

A retomada da confiança, porém, dependerá das reformas estruturais a serem feitas pelo governo Temer, segundo analistas.


Endereço da página: