Folha de S. Paulo


Starbucks e AB InBev fazem parceria para explorar mercado de chá nos EUA

Divulgação
Chá Teavana, que será lançado no primeiro semestre de 2017
Chá Teavana, que será lançado no primeiro semestre de 2017

A Starbucks, maior rede de cafés dos Estados Unidos, e a AB Inbev, maior fabricante de cervejas do mundo, decidiram unir forças para explorar o mercado de chás nos EUA. As empresas anunciaram na quinta-feira (2) uma parceria para lançar um chá pronto da marca Teavana no país.

O produto vai estrear no primeiro semestre de 2017 nas quase 300 mil lojas atendidas pela rede de distribuição da AB Inbev.

De acordo com comunicado divulgado pela Starbucks, o mercado premium de chás prontos é o segmento com crescimento mais rápido na categoria de chás, com taxa de avanço anual de 16% nos últimos cinco anos. O setor gera US$ 1,1 bilhão em vendas.

A Starbucks vai contribuir para o negócio com sua expertise no varejo e capacidade de atrair consumidores, diz a nota, enquanto a AB Inbev vai produzir, envasar e distribuir o Teavana para fornecedores nos EUA por meio de sua rede de distribuição.

Em comunicado, Schultz diz que quando a empresa comprou a Teavana, em 2012, viu uma oportunidade única de fazer com o chá o que a companhia fez com o café e expandir a marca.

"O acordo vai unir as forças de duas grandes companhias, cada uma com uma longa história de construção de marca bem-sucedida", afirma Carlos Brito, presidente da AB Inbev.

Em conferência telefônica, Howard Schultz, presidente da rede de cafés, disse que a linha de chá deve ser similar à de frappuccino que a Starbucks lançou em parceria com a PepsiCo em 1996.

A Associação de Chá dos EUA diz que 80% do chá consumido no país é chá gelado, e a indústria de chá tem um tamanho de US$ 125 bilhões. Americanos bebem 800 milhões de copos de chá por semana, ainda de acordo com dados da associação.

O acordo deve ser finalizado no segundo semestre deste ano.


Endereço da página: