Folha de S. Paulo


Exportações crescem 6,5% e contribuem positivamente para o PIB

O menor ritmo da atividade econômica e a desvalorização do real permitiram que o setor externo contribuísse para amenizar a queda do PIB (Produto Interno Bruto) no primeiro trimestre deste ano, mostram dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (1º).

As exportações de bens e serviços tiveram crescimento de 6,5% nos três primeiros meses deste ano na comparação com o período imediatamente anterior. Já as importações de bens e serviços recuaram 5,6% em relação ao quatro trimestre do ano passado.

PIB - Exportação - Variação no tri x tri anterior, em %

Segundo a gerente da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE, Claudia Dionísio, a desvalorização cambial e a menor atividade doméstica permitiram que o setor externo voltasse a contribuir positivamente para o resultado PIB neste primeiro trimestre.

PIB do Brasil
Resultados do 1º tri.2016
painel da bolsa de valores brasileira

"Contribuição positiva do setor externo vem ocorrendo desde o primeiro trimestre de 2015. Neste primeiro trimestre agora a contribuição positiva aumentou. Isso tem a ver com a desvalorização cambial e a atividade interna mais fraca, o que faz com que parte da produção seja escoada para o mercado externo", disse.

Ela disse ainda que a valorização de preços de commodities no primeiro trimestre deste ano também contribui para o melhor desempenho das exportações.

Na comparação ao mesmo período do ano passado, as exportações cresceram 13% e as importações recuaram 21,7%, segundo o IBGE. Cresceram exportações de agropecuárias (soja e milho) e de petróleo. Máquinas e produtos siderúrgicos, do outro lado, foram menos importados.

PIB - Importação - Variação no tri x tri anterior, em %


Endereço da página:

Links no texto: