Folha de S. Paulo


Robô Pepper vira caixa em lojas da Pizza Hut na Ásia

Gerard Julien - 31.jan.2016/AFP
Crianças interagem com robô desenvolvido por empresa francesa
Crianças interagem com robô desenvolvido por empresa francesa

Robô cara de criança que é alardeado como primeiro a ser capaz de interpretar emoções humanas, o Pepper chega mais perto da maioridade.

A rede de pagamentos MasterCard vai começar a testar uma versão da engenhoca configurada para trabalhar como caixa, em restaurantes da rede Pizza Hut na Ásia.

Milhares de Peppers, criados pelo grupo de tecnologia e telecomunicações japonês SoftBank, já foram vendidos no Japão. Cerca de um terço deles são usados em ambientes de negócios, operando como assistentes de demonstração de produtos ou assistentes aos consumidores. Marcas como a Nestlé e o Mizuho Bank também usam o robô.

Os adolescentes que costumam complementar a mesada com esse tipo de emprego, no entanto, não precisam se desesperar ainda. Não é certeza que a experiência do Pepper nas pizzarias demonstrará que o androide brincalhão está amadurecendo.

A MasterCard diz que a entrada em operação do robô de 1,20 metro de altura não é um golpe publicitário, mas uma tentativa genuína de descobrir de que maneira os pagamentos poderiam ser conduzidos no futuro.

O robô foi projetado para conversar com clientes, responder a suas perguntas e permitir que façam pagamentos por meio de sincronização com seus celulares.

Em teoria, o novo desenvolvimento poderia eliminar a necessidade de caixas humanos nas pizzarias.

"Não estamos tentando substituir coisa alguma", disse John Sheldon, diretor de administração de inovações da companhia, a segunda maior em processamento de pagamentos dos EUA. "Haverá pessoal humano".

A MasterCard estuda usar o aparelho em hotéis e aeroportos, mas o programa ainda é uma "experiência inicial". Ela planeja colocar os robôs em ação em novos locais da Ásia até o final do ano.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página:

Links no texto: