Folha de S. Paulo


Reclame Aqui 'prova do próprio veneno' e é alvo de queixa por vídeo

Reprodução/Reclame Aqui
Reclamação feita no site Reclame Aqui
Reclamação feita no site Reclame Aqui

O site Reclame Aqui, usado para que consumidores façam queixas sobre empresas, foi, curiosamente, alvo de uma queixa nesta semana. A reclamação de um usuário, postada na própria plataforma: ter tentado "ludibriar clientes" no vídeo publicitário "O Jantar da Vingança".

O filma mostra supostos executivos de companhias campeãs de queixas, que "provam do próprio veneno" ao serem muito mal atendidos em um restaurante. Mas a produção, que já teve mais de 700 mil visualizações no YouTube, pode não ser exatamente uma "pegadinha real".

Ao menos um dos três supostos diretores e o garçom exibidos são atores, segundo o Blog do Curioso, do jornalista Marcelo Duarte. A informação foi obtida por meio de duas pessoas que participaram da gravação, diz o blog.

Jantar da vingança

No filme, as "vítimas" do mau atendimento não podem ser identificadas e aparecem por trás de legendas como "diretor de marketing "" empresa de telecom".

Questionada sobre a veracidade das informações exibidas no vídeo, o Reclame Aqui disse que apenas a Grey, agência de publicidade responsável pela campanha, se posicionaria sobre o assunto.

"A filmagem envolveu atores e figurantes, mas os executivos convidados são reais", disse a agência.

Depois, quando a Folha perguntou especificamente se personagens que aparecem atrás das legendas identificados como profissionais de companhias e que reclamam do atendimento no vídeo são de fato diretores, a agência disse que "a Grey e o Reclame Aqui, desde o início, decidiram que não vão revelar as identidades dos executivos –ou falar o nome das eventuais empresas deles".

"O objetivo desta ação publicitária não é atacar os executivos ou uma empresa especificamente e, sim, incentivar o debate sobre direitos do consumidor", completou.

O site, que está completando 15 anos, deu a seguinte resposta ao usuário:

Reprodução/Reclame Aqui
Print da resposta dada pela empresa no site Reclame Aqui
Print da resposta dada pela empresa no site Reclame Aqui

Endereço da página: