Folha de S. Paulo


Temer convida diretor de consultoria para presidir Empresa de Pesquisa Energética

O governo interino convidou o diretor da consultoria PSR Luiz Barroso para substituir Maurício Tolmasquim na presidência da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), responsável pelo planejamento do setor.

Em evento nesta segunda-feira (23), Barroso confirmou o convite e disse que está negociando sua ida para o órgão. "O convite ocorreu, estou contente e estou negociando com minhas bases", afirmou o executivo.

Barroso é graduado em matemática e possui mestrado e doutorado em pesquisa operacional. É especialista em economia da energia, regulação e planejamento energético.

Se aceitar o convite, vai substituir um dos quadros mais longevos dos governos petistas: Tolmasquim preside a EPE desde sua criação, em 2004.

Ao lado da presidente afastada Dilma Rousseff, ele foi um dos autores do programa energético da primeira eleição de Lula para a presidência da República, em 2002.

Nos últimos anos, a PSR despontou como uma voz crítica às políticas energéticas da gestão petista. No evento desta segunda, Barroso afirmou que "o Brasil está passando por um plano de transformação", o que lhe fez analisar a proposta.

"Estamos conversando e trabalhando para isso (sua nomeação). Mas o que vai acontecer, eu ainda não sei", concluiu.


Endereço da página:

Links no texto: