Folha de S. Paulo


Medidas anunciadas por Meirelles são positivas, diz FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) elogiou as primeiras medidas anunciadas pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e reiterou a necessidade de implementar rapidamente reformas macroeconômicas no país.

"Achamos que os anúncios feitos pelo ministro da Fazenda Meirelles foram positivos", afirmou o porta-voz do Fundo, Gerry Rice, nesta quinta (19) durante entrevista à imprensa. "Nós dissemos repetidamente que o Brasil deve fortalecer o arcabouço macroeconômico, que lhe serviu bem no passado, e achamos que isso é essencial para uma virada na confiança e no investimento. Isso inclui metas de inflação, flexibilidade da taxa de câmbio e responsabilidade fiscal

Rice acrescentou que é bem-vinda a ênfase dada por Meirelles à necessidade de estabilizar a trajetória da dívida e de preservar o sistema de previdência social por meio de reformas "que assegurem a sustentabilidade financeira a longo prazo".

Disse ainda que o FMI está pronto para colaborar com o ministro e sua equipe e "ajudar com conselhos de política e assistência técnica, enquanto o Brasil toma medidas durante esse difícil momento".

Em seu mais recente relatório com projeções para a economia global lançado no mês passado, o FMI prevê que o PIB do Brasil sofrerá contração de 3,8% em 2016, o mesmo recuo do ano passado, e que deve ter crescimento zero em 2017.

"É difícil prever, obviamente, como o ambiente político e econômico irá evoluir, mas certamente esperamos que as reformas econômicas que são muito necessárias serão implementadas rapidamente para ajudar o Brasil a superar a difícil conjuntura atual", disse Rice.


Endereço da página:

Links no texto: