Folha de S. Paulo


Michel Temer nomeia executiva para mudar foco do BNDES

Leo Pinheiro/Valor
Maria Silvia Bastos Marques, ex-presidente da CSN, irá assumir o comando do BNDES
Maria Silvia Bastos Marques, ex-presidente da CSN, irá assumir o comando do BNDES

Enfrentando críticas por não ter uma mulher ministra em sua equipe de governo, o presidente interino Michel Temer escolheu para comandar o BNDES a economista Maria Silvia Bastos Marques.

O convite foi feito nesta segunda-feira (16) à tarde pelo próprio presidente interino. Ela será a primeira mulher a presidir o banco de fomento estatal que, no ano passado, desembolsou R$ 136 bilhões e é o principal financiador de longo prazo do país.

Temer disse a interlocutores que, no telefonema, Maria Silvia, 59, brincou que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso iria ficar com ciúmes, porque chegou a convidá-la para o cargo.

Na época, ela recusou.

Executiva respeitada no mercado, a doutora em economia pela FGV terá a missão de mudar o foco do BNDES, buscando retomar investimentos produtivos.

CAMPEÕES NACIONAIS

Ela substituirá o atual presidente, Luciano Coutinho, que está à frente do banco desde o governo Lula.

Nesse período, o BNDES foi criticado por priorizar os chamados "campeões nacionais", grandes empresas beneficiadas com financiamentos vultosos e participação no capital da instituição.

Foi criticado também por financiar projetos de empreiteiras brasileiras no exterior.

Em delações premiadas na Operação Lava Jato, executivos de empreiteiras isentaram a instituição de culpa, mas disseram que o PT cobrava 1% de propina pelos desembolsos no exterior.

MUNDO FEMININO

Com a posse de Temer como presidente interino, o banco passou da alçada do Ministério do Desenvolvimento para o Planejamento, chefiado por Romero Jucá.

Foi a ele que Temer pediu a sugestão de uma mulher para comandar o banco e reduzir as críticas por seu ministério 100% masculino.

À tarde, em seu gabinete, o presidente interino perguntou a membros da sua equipe quem tinha o telefone da economista. O ministro Henrique Meirelles (Fazenda), que estava no gabinete, forneceu o número da executiva e a ligação foi feita.

A Folha apurou que o Temer pretende fazer novas indicações de mulheres para cargos de destaque.

COLLOR E FHC

Formada em administração pública também pela FGV, Maria Silvia foi diretora do BNDES na gestão Collor, quando trabalhou na privatização da Embraer e do setor petroquímico. Trabalhou também na Fazenda, na renegociação da dívida externa. Nos anos FHC, a executiva foi do conselho de administração da Petrobras.

No setor privado, presidiu a CSN (1992-2002) e a Icatu Hartford, de seguros, até 2011. Atualmente, está no conselho de grandes empresas, como a americana Marsh & McLennan (leia perfil da executiva na pág. A14).


Endereço da página:

Links no texto: