Folha de S. Paulo


Budweiser vai se chamar 'America' até as eleições presidenciais dos EUA

Martin Wonnacott/Associated Press
This photo provided by Anheuser-Busch shows a normal Budweiser can, at left, and at right, a can with the new
A Budweiser substituirá seu nome pela palavra "America" no rótulo de suas latas

Em um esforço por explorar a febre eleitoral nos Estados Unidos durante a temporada de maior movimento na venda de cerveja, a Budweiser substituirá seu nome pela palavra "America" no rótulo de suas latas e garrafas de 350 ml, de 23 de maio até o dia da eleição presidencial em novembro.

A mudança de marca será parte de uma campanha intitulada "América em suas mãos", com o objetivo de "relembrar as pessoas para que abracem o otimismo sobre o qual o país foi construído", anunciou a empresa.

A campanha da Budweiser surge em meio a uma disputa presidencial historicamente combativa nos Estados Unidos, na qual dois candidatos que enfrentam forte rejeição parecem destinados a se enfrentar, e na qual a ascensão de Donald Trump desafiou as expectativas.

Também coincide com os críticos meses de verão nos Estados Unidos, nos quais os fabricantes de cerveja realizam um terço das vendas anuais em um mercado que movimenta US$ 106 bilhões. Este será "o verão mais patriótico que essa geração já viu", disse Ricardo Marques, vice-presidente da Budweiser, citando os jogos olímpicos.

"É uma decisão audaciosa, como se a Apple mudasse seu nome para 'inovação', porque uma das associações básicas da marca Budweiser já é o país", disse Scott Galloway, professor na Universidade de Nova York.

"Talvez seja um golpe de gênio, mas acredito que a mudança seja arriscada... para uma marca que provavelmente está entre as mais famosas do mundo".

A Budweiser é controlada pela AB InBev, companhia belgo-brasileira que é o maior fabricante mundial de cerveja por valor de mercado.

A AB InBev, que reportou lucros decepcionantes no primeiro trimestre devido a vendas fracas no Brasil e na América do Norte, quer cortar custos e elevar preços para enfrentar o crescimento lento. Está aguardando aprovação das autoridades regulatórias para sua tomada de controle da SABMiller por US$ 106 bilhões.

A participação da Budweiser no mercado dos Estados Unidos, que caiu em 25 pontos percentuais no primeiro trimestre, vem recuando nos últimos anos, dada a crescente preferência dos consumidores por cervejas artesanais, em detrimento das grandes marcas comerciais. A cerveja artesanal hoje responde por 21% do mercado nos Estados Unidos, de acordo com a Brewers Association, uma organização setorial.

O slogan da Budweiser, "o rei das cervejas", será substituído por "e pluribus unum" [de muitos, um], o lema no selo oficial dos Estados Unidos, e as letras de "Star Spangled Banner", o hino nacional, e de "America the Beautiful", outra canção patriótica, serão parte da nova embalagem.

A Budweiser promoverá as novas latas e garrafas em um comercial de TV que começa a ser veiculado em 1º de junho.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página: