Folha de S. Paulo


Produção industrial cai em 12 dos 14 locais pesquisados em março, diz IBGE

A produção industrial no país recuou em 12 dos 14 Estados pesquisados em março pelo IBGE, divulgou o instituto nesta terça-feira(10).

Em março, a produção industrial brasileira recuou 11,4% em relação ao mesmo período de 2015 como reflexo da queda no consumo das famílias e da falta de investimentos no país.

Março foi o 25º mês de queda consecutiva na produção e o cenário tem impacto do desemprego em alta, queda no rendimento médio do trabalhador, inflação e juros altos.

Apenas Pará (7,3%) e Mato Grosso (4%) tiveram crescimento na produção no intervalo de um ano —março de 2016 contra março de 2015.

Produção industrial - Variações em %

A indústria de todos os outros Estados amargou perdas no nível de atividade. Pernambuco (-24,4%) e Espírito Santo (-22,2%) foram os Estados que mais tiveram queda na produção.

Goiás (-14,3%) ficou acima da média nacional (-11,4%), assim como São Paulo (-12,5%). Maior parque fabril do país, São Paulo acumula, somente no primeiro trimestre deste ano, recuo de 13,6% na produção em relação a igual período do ano passado.

Ainda no intervalo de um ano, destacaram-se negativamente o Rio (-11%), Rio Grande do Sul (-10,6%), Minas Gerais (-9,4%) e Bahia (7,2%).

PRODUÇÃO INDUSTRIAL - Variação por Estado, em fev.2016. Em %

MÊS

Os dados regionais da produção industrial são complemento da Pesquisa Industrial Mensal, cujos números de março foram divulgados na semana passada.

Na ocasião, já havia sido observada melhora na produção da indústria na passagem de fevereiro para março, de 1,4%.

Ainda que tenha havido avanço, o indicador não significa que a curva de produção está revertendo tendência de queda. Na passagem de fevereiro para março, a indústria teve aumento na produção em 10 dos 14 locais pesquisados.

O Estado do Amazonas foi o único a crescer dois dígitos, a 22,2%. São Paulo e Rio tiveram crescimento de, 1,5% e 2,2%, respectivamente.

Apenas Goiás (4,3%), Pará (-3,2%), Espírito Santo (-1,7%) e Rio Grande do Sul (1,3%) tiveram quedas na produção.


Endereço da página:

Links no texto: