Folha de S. Paulo


Brasil tem concentração de renda entre ricos próxima da Alemanha

Marlene Bergamo/Folhapress
Prédio popular em SP, próximo a prédios de luxo; concentração de renda no Brasil é próximo a alemã
Prédio popular em SP, próximo a prédios de luxo; concentração de renda no Brasil é próximo a alemã

No Brasil, o 1% mais rico da população (270 mil pessoas) responde por 48,5% da renda bruta gerada pelos 5% mais ricos (1,350 milhões de brasileiros). Este patamar está próximo do verificado na Alemanha (49,4%) e Reino Unido (46,2%), por exemplo.

Os dados fazem parte de relatório da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, elaborado com base números da Receita Federal para o ano de 2014.

O Fisco passou a divulgar informações do Imposto de Renda para ampliar os dados disponíveis sobre a distribuição de renda no Brasil.

Os dados para 2015, com base nas declarações de Imposto de Renda entregues até o mês passado, devem ser publicados até outubro.

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Manoel Pires, afirmou nesta segunda-feira (9) que os dados do IR mostram uma desigualdade maior na faixa de renda mais elevada do que a captada por outros levantamentos, como as pesquisas domiciliares do IBGE.

Na média para o período 2006 a 2012, por exemplo, os dados do IR mostram que o 1% detém 56,7% da renda dos 5% mais ricos. Na Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), a participação é de 41,6%. No Censo 2010, de 48%.

O ministério afirma que, futuramente, o governo pretende também cruzar os dados de pessoas de alta renda que declaram rendimentos como pessoa jurídica para complementar as informações. "A ideia é complementar isso com outros estudos. Juntar as pesquisas para montar um quadro mais completo", afirmou Pires.


Endereço da página: