Folha de S. Paulo


Indústria conectada prepara salto após novo ciclo no Brasil

Divulgação
E2, avião da Embraer, anunciado há cerca de dois meses.
E2, avião da Embraer, anunciado há cerca de dois meses

A indústria brasileira que sobrevive à crise se prepara para um salto tecnológico assim que o país iniciar um novo ciclo econômico. São exportadores dos mais diversos ramos, além de fabricantes de produtos de primeira necessidade -alimentos, remédios e equipamentos médicos etc.-, que mantiveram a competitividade mesmo em tempos de retração no consumo.

A nova onda chega com a proliferação de equipamentos inteligentes, ligados à internet e que obedecem ao comando vindo da interação entre homem e máquinas na nuvem de informações.

Conhecida como internet das coisas, os equipamentos conectados já são realidade no país nas cadeias de papel e celulose, médico-hospitalar, aeronáutica e também de óleo e gás. Essa tecnologia torna a indústria prestadora de serviço, responsável desde a instalação até treinamento, manutenção, substituição e reciclagem de seus produtos.

Para especialistas, a conectividade abre uma oportunidade histórica de reinserção do Brasil na indústria internacional, uma vez que coloca o país em pé de igualdade com o restante do mundo no uso das máquinas inteligentes.

Internet das coisas no Brasil


Endereço da página:

Links no texto: