Folha de S. Paulo


Stone Pagamentos compra Elavon, empresa de máquina de cartões do Citi

Marcos Santos/USP Imagens
Taxa de juros do cartão de crédito segue acima de 400% em novembro - fotos publicas
Stone Pagamentos compra Elavon e aumenta disputa no mercado de maquininhas

A empresa adquirente de cartões Stone Pagamentos fechou a compra 100% da rival Elavon do Brasil nesta sexta-feira. O valor da operação não foi divulgado.

A Stone Pagamentos é uma novata no "mercado de maquininhas" dominado por Cielo e Rede, começou a operar em 2014. Entre os controladores está o fundo Arpex Capital, que tem como sócio Jorge Paulo Lemann, e o Banco Pan.

Já a Elavon era uma operação dos bancos Citibank e U.S. Bancorp. Chegou ao país em 2011 com a volta do Citi ao segmento de cartões após a venda da Redecard (hoje Rede). Na época, o Citi informou que pretendia conquistar 15% do mercado de credenciamento em cinco anos, meta que não foi atingida.

Em comunicado, a Stone afirma planejar um aumento de capital na Elavon para "reforçar seu plano de crescimento, ampliando a proposta de valor e qualidade do serviço para o mercado brasileiro". As duas marcas devem seguir independentes.

Segundo a Stone, a Elavon do Brasil é a quarta maior adquirente do mercado e movimenta mais de R$ 1 trilhão por ano.

SAÍDA DO PAÍS

Em fevereiro, o Citi anunciou que venderia suas operações de varejo no Brasil, na Argentina e na Colômbia. O banco, no entanto, deve seguir atuando no país, mas focado em clientes corporativos e institucionais.

"Decidimos focar nossos esforços em oportunidades com nossos clientes institucionais nestes países... Vamos alocar nossos recursos onde eles podem gerar melhores possibilidades de retorno para os acionistas", afirmou o presidente-executivo do Citi, Michael Corbat, em comunicado divulgado à época.

Entre os possíveis compradores estão o Santander e a corretora XP.


Endereço da página:

Links no texto: