Folha de S. Paulo


Número de smartphones em uso no Brasil chega a 168 milhões, diz estudo

Reprodução/Twitter/xiaomi
Novo smartphone Mi 5, da Xiaomi https://twitter.com/xiaomi/status/702414610125737984
Número de smartphones chegará a 168 milhões em maio, afirma a FGV

O número de aparelhos smartphones em uso no Brasil chegará a 168 milhões em maio, de acordo com dados da 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e divulgada na quinta-feira (14).

Em relação a maio do ano passado, há uma alta 9%, quando o número ficou em 151,5 milhões.

Para Fernando Meirelles, professor da FGV-SP e responsável pelo estudo, o número vem crescendo graças a mudanças comportamentais.

"Quanto mais jovem a pessoa, mais ela está fazendo tudo no smart. Eu tenho vários alunos que, mesmo com o computador, por exemplo, eles observam o celular. Então é comportamental. O pessoal mais velho ainda faz questão de outros dispositivos, quanto mais menos questão de usar outros dispositivos", afirma Meirelles.

Segundo a pesquisa, a projeção é que, até 2018, o número de smartphones chegue a 236 milhões.

O estudo mostra ainda que há mais smartphones que computadores no país (notebooks, tablets e desktops). O número de computadores ficará, em maio, em 160 milhões.

Com a soma entre smarts e computadores, a densidade de disponíveis conectados a internet será de 1,6 aparelho para cada habitante no país.

Para efeito de comparação, há seis anos, o número era de um dispositivo para cada dois brasileiros.

Em 2018, a projeção de densidade de dispositivos conectados a internet será de dois por habitante, alcançando 416 milhões de aparelhos.


Endereço da página: