Folha de S. Paulo


BTG só perdeu dinheiro em negócios com governo, diz presidente do banco

Regis Filho/Valor/Folhapress
Data: 03/09/2012 Editoria: Financas Reporter: Flavia Lima Local: Sao Paulo, SP Pauta: Foto de executivos para materia sobre a nova 'cara' (em termos de estratégia) da gestora de recursos do BTG Pactual Setor: mercado financeiro Personagem: - Persio Arida, socio e chairman de Asset Management do BTG Pactual Foto: Regis Filho/Valor <M>***FOTO DE USO EXCLUSIVO FOLHAPRESS***</M>
Pérsio Arida, presidente do Banco BTG Pactual

O BTG Pactual só perdeu dinheiro ao fazer negócios com o governo. A afirmação é do presidente do banco, Pérsio Arida, que assumiu a chefia da instituição em novembro do ano passado, após a prisão do ex-controlador do BTG, André Esteves, por suspeita de obstrução de Justiça.

Questionado sobre as lições tiradas pelo banco do episódio, Arida primeiro respondeu "nenhuma". Depois, evitou entrar em detalhes para não revelar a "estratégia futura" do BTG. Mas completou: "Todos os negócios do BTG com o governo perderam dinheiro. Todos, sem exceção. Essa é uma lição", disse Arida em Chicago (EUA), após dar uma palestra na BrazUSC. a maior conferência de estudantes brasileiros no exterior.

Ex-presidente do BTG, Esteves foi preso em 25 de novembro de 2015 sob suspeita de obstruir as investigações da Lava Jato, Solto em dezembro, o banqueiro continua em recolhimento domiciliar. Em sua palestra, Pérsio Arida destacou a recuperação do BTG, depois da fuga de ativos provocada pela prisão de Esteves. "Poucos bancos sobrevivem a uma corrida bancária", disse. Ele atribuiu a retomada do banco uma uma combinação de resposta rápida, bons ativos e uma equipe de qualidade.

Na fala aos estudantes, ele traçou um cenário sombrio da economia brasileira, afirmando que o país jamais enfrentou uma recessão tão profunda. "Estamos falando de uma queda de 8% do PIB, isso nunca houve na história brasileira", disse, prevendo recuo de 4,4% do PIB neste ano. Para ele, é preciso ter "líderes legítimos" para recuperar a confiança e colocar a economia brasileira novamente no caminho do crescimento.


Endereço da página: