Folha de S. Paulo


Brasil precisa enfrentar crise para reparar economia, diz diretor da OMC

O diretor-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio), Roberto Azevêdo, avaliou nesta terça-feira (29) que quanto mais rápido o Brasil conseguir enfrentar a sua crise política e conseguir "sair desse momento de turbulência" melhor será para a retomada do crescimento da economia do país.

"A economia de qualquer país não existe em um vácuo. Ela existe em uma relação entre momento econômico e momento político. [...] O que é claro e evidente é que a estabilidade política é um componente importante para o crescimento econômico. Então, quanto mais rápido o Brasil sair desse momento de turbulência e de instabilidade, melhor para a economia e melhor para o país de forma geral", disse.

Ele se reuniu nesta manhã com a presidente Dilma Rousseff, de quem recebeu a ratificação do governo brasileiro ao acordo de facilitação de comércio exterior de Bali, assinado na Indonésia em 2013. De acordo com Azevêdo, o instrumento reduzirá custos de importação e exportação em todo o mundo em até 14,5% do que é gasto hoje em dia.

"Em termos globais, estimamos que o acordo eleve o comércio mundial em US$ 1 trilhão. A maior parte disso irá para os países em desenvolvimento e suas exportações deverão aumentar em torno de US$ 730 bilhões", explicou. De acordo com o diretor, a elevação representa quase 10% do que é atualmente comercializado entre todos os países do mundo.

O Brasil é o 72º país membro da OMC a ratificar o acordo. Segundo Azêvedo, ele entrará em vigor quando 108 nações aprovarem a medida. Segundo a organização, as novas regras só podem valer quando dois terços de todos os 162 membros da OMC assinarem a medida. De acordo com o diretor, não há estimativa de prazo para isso acontecer.

"Estamos chegando a um momento em que a maioria dos países está concluindo esse processo interno de trâmite no Parlamento, no Congresso e no Executivo. Os trâmites são muito diferentes e demandam tempos diferentes. Estamos em um momento agora que vamos receber mais instrumentos. Em todo lugar em que eu passo, tenho recebido mensagens de que estão finalizando", disse.


Endereço da página:

Links no texto: