Folha de S. Paulo


Metade das indústrias do país sofre com falha no fornecimento de energia

Metade das indústrias do país diz sofrer com problemas de falha no fornecimento de energia de forma frequente ou eventual.

É o que aponta pesquisa encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), realizada no fim do ano passado com cerca de 3.000 empresas.

O levantamento mostra 16% dos entrevistados informando problemas "frequentes" e outros 34%, "eventuais", com o fornecimento de energia.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

As falhas de fornecimento causam problemas diversos como tempo parado de produção e perda de matéria prima. Em alguns setores, uma máquina pode demorar horas para voltar a funcionar depois da falta de energia.

ATÉ 50% DO CUSTO

Segundo Roberto Wagner, especialista da CNI no setor, indústrias que usam muita energia são as mais prejudicadas. De acordo com ele, devido à grande quantidade de energia utilizada, elas não têm como ter outra fonte de fornecimento reserva.

"São perdas físicas consideráveis que em algum momento viram dinheiro", afirmou Wagner lembrando que o consumo de energia pode variar de 3% a 50% dos custos de uma indústria.

Outro problema apontado no levantamento foi o aumento do custo da energia em 2015, relatado por 93% dos entrevistados.

Para 34,6% das empresas, o impacto do aumento do custo foi alto.


Endereço da página:

Links no texto: