Folha de S. Paulo


Aplicativo usa localização de cliente via GPS para enviar promoções

Richard Perry/The New York Times
 Lisa Libretto, a 44-year-old stay-at-home mother and artist who uses ShopAdvisor, a new shopping app, on her phone, at home in Ridgefield, Conn., Dec. 28, 2015. Technology can filter shoppers' preferences and let retailers send personalized alerts about discounts and sales to those who have downloaded the store's mobile app.
Lisa Libretto usa o aplicativo ShopAdvisor, de marketing por localização

Durante uma viagem de compras a Nova York, Lisa Libretto recebeu um alerta em seu celular: uma bolsa da marca Vince Camuto que ela havia cobiçado em um site de compras estava com desconto de US$ 25 (R$ 101) em uma loja das redondezas.

O alerta soou quando ela se aproximava da entrada do estabelecimento. Em seguida, ela comprou a bolsa.

O momento do alerta não foi coincidência. O aplicativo ShopAdvisor usa uma nova tecnologia de marketing chamada "beacon" (farol), em que sensores digitais interagem com smartphones e seus usuários a partir de sua localização por GPS.

Os comerciantes estão conscientes de que, apesar da popularidade das compras on-line, quase 92% das vendas no varejo são feitas em lojas concretas.

Com a onipresença dos smartphones,varejistas e empresas de tecnologia passaram os últimos anos tentando encontrar maneiras de criar aplicativos que estimulassem o consumo. No entanto, clientes que baixaram apps de lojas muitas vezes se viram inundados por alertas repetidos e inoportunos

Agora, a ShopAdvisor, empresa de quatro anos sediada em Massachusetts (EUA), incorporou a tecnologia "beacon" de uma nova maneira.

Ela usa análises de dados que filtram as preferências de cada consumidor e permite que comerciantes enviem alertas personalizados oferecendo descontos, divulgando liquidações e divulgando conteúdo que possa influenciar na decisão de compra.

"Quando você envia a um cliente uma mensagem de marketing sobre algo que ele realmente quer, em um lugar onde ele possa aproveitar, não parece um anúncio ou um incômodo", afirma Scott Cooper, fundador e presidente da ShopAdvisor.

As receitas da ShopAdvisor vêm de taxas pagas por seus clientes, empresas de marketing e varejistas.

Uma das ações da empresa foi em parceria com uma revista feminina americana e marcas anunciantes da publicação. Nela, o aplicativo da ShopAdvisor detectava quando uma leitora da revista estava perto de uma loja e enviava uma notificação.

Para funcionar, os sensores, ou "faróis", foram instalados em mais de 1.600 lojas.

Leah Robert, vice-presidente-executiva da marca de bolsas Vince Camuto, participante da ação, afirma que, em uma semana, as vendas médias aumentaram 30%.

PRIVACIDADE

Preocupações com a privacidade são o maior desafio para empresas que contatam os usuários de smartphones. "Os clientes querem se sentir especiais, mas não querem sentir que estão no Big Brother", diz Robert.

Parte do sucesso da ShopAdvisor vem da capacidade de identificar clientes que demonstraram um sério interesse por produtos e que usam o aplicativo da empresa.

"Se você nunca tiver demonstrado o menor interesse por um produto, nós a deixaremos em paz", diz Cooper.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


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