Folha de S. Paulo


Uber expande serviço de entrega de comida para Paris e Melbourne

Kai Pfaffenbach/Reuters
Uber, de transporte de passageiros, entra no setor de entrega de comidas
Uber, de transporte de passageiros, entra no setor de entrega de comidas

O campo de batalha dos serviços de entrega de comida está se tornando mais disputado, e o Uber se prepara para lançar um novo serviço de entrega envolvendo restaurantes em Paris, Melbourne e meia dúzia de cidades dos Estados Unidos, nas próximas semanas.

A startup sediada em San Francisco, conhecida por ter desordenado o mercado de táxis, está tentando fazer a mesma coisa no altamente competitivo setor de entrega de comida. Depois de testar seu app de entrega de comida com restaurantes de Toronto e Los Angeles, o serviço foi lançado em três novas cidades dos Estados Unidos na terça-feira, com planos de rápida expansão a uma dúzia de cidades do planeta.

A ação do Uber chega em um momento no qual os executivos de capital para empreendimentos começam a evitar novos investimentos no setor de comida delivery, que viu uma disparada de capitalização em 2014 e 2015 antes de esfriar nos últimos meses.

Muitas das empresas menores de serviços a pedido vem enfrentando dificuldades para se manterem à tona em um ambiente altamente competitivo, apesar do apoio do setor de capital para empreendimentos, especialmente depois que o Uber e a Amazon expandiram seus investimentos em serviços de entrega de comida.

A mais recente vítima dessa batalha pelo mercado foi a SpoonRocket, uma empresa de entrega de refeições que contava com fundos do setor de capital para empreendimentos e anunciou na terça-feira que fecharia as portas por não ter conseguido levantar capital adicional.

A empresa, que havia obtido US$ 13 milhões em capital anteriormente, mencionou "a falta de interesse por empresas de serviços a pedido como a SpoonRocket da parte da comunidade de capital para empreendimentos" como motivo para seu fechamento, em uma das mais claras indicações até o momento sobre as condições difíceis do mercado.

Travis Kalanick, fundador do Uber, falou sobre sua visão de criar uma rede de logística "confiável como a água corrente, presente em todo lugar e atendendo a todas as pessoas". O Uber gera a vasta maioria de suas receitas com o transporte de pessoas, e também oferece entrega de encomendas, em algumas cidades.

A empresa anteriormente tinha um serviço de "entrega instantânea" em seu app de transporte, capaz de entregar alimentos pré-preparados, tais como sanduíches, na hora do almoço.

Mas o novo serviço de entrega de comida de restaurantes operará com um app separado e entregará comida o dia inteiro; tanto os restaurantes quanto os consumidores pagarão taxas de entrega.

"Descobrimos rapidamente que solicitar um carro e pedir comida são duas experiências muito diferentes", escreveu Chetan Narain, gerente de produto do UberEats, em um post de blog.

A expansão representa ameaça para companhias como a Postmates, que está se preparando para pedir mais dinheiro aos investidores, e a GrubHub, cujas ações perderam metade de seu valor no ano passado.

A Amazon, outra concorrente, também vem ampliando seus serviços de entrega de comida de restaurantes, hoje disponíveis em sete cidades dos Estados Unidos para os assinantes de seu serviço Prime.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


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