Folha de S. Paulo


Vale e Fortescue firmam parceria para vender minério de ferro na China

Avener Prado/Folhapress
Fachada da mina Alegria, da Vale, que mandava lama à barragem que se rompeu no dia 5 na cidade de Mariana (MG)
Fachada da mina Alegria, da Vale

A brasileira Vale e a australiana Fortescue assinaram um memorando de entendimento que prevê a formação de uma ou mais joint ventures para mistura e distribuição de produtos de minério de ferro de ambas as empresas na China, informaram as mineradoras em um comunicado nesta segunda-feira (7).

"O memorando de entendimento vai permitir que trabalhemos em conjunto para oferecer valor de longo prazo para os nossos clientes, através do fornecimento eficiente de uma mistura de minério de ferro nova, atraente e competitiva na China", afirmou em nota o presidente da Fortescue, Nev Power.

Segundo a Vale, o memorando também oferece a ela, em caráter facultativo, a possibilidade de realizar projetos de mineração em conjunto com a Fortescue na Austrália, bem como a possibilidade de adquirir uma participação minoritária na outra companhia, uma de suas rivais no mercado internacional.

Executivos da Fortescue disseram que o memorando permite que a Vale compre até 15% de ações da companhia australiana no mercado e acrescentaram que não se trata de um movimento para que a Vale venha a assumir o controle da empresa.

A Vale é a maior produtora global de minério de ferro, seguida pelas australianas Rio Tinto, BHP Billiton e Fortescue.

"Estamos com uma visão de futuro de dez anos", disse em nota o diretor de Minerais Ferrosos da Vale, Peter Poppinga.

Para entrar em vigor, a parceria ainda precisa de aprovações regulatórias, assim como do Conselho de Administração da Vale e da Fortescue.

A Fortescue exporta 165 milhões de minério de ferro por ano, opera infraestrutura e ativos de mineração na região de Pilbara na Austrália Ocidental.

Já a Vale ofertou 345,9 milhões de toneladas da commodity no ano passado, sendo que a maior parte foi exportada.


Endereço da página: